RCC Tocantins

Ministérios

O que são Ministérios?

Os Ministérios são órgãos de serviço que auxiliam a Renovação Carimática Católica em sua vocação de evangelizar. São as antigas "secretarias", que agora voltam à sua denominação original. Por orientação da CNBB, o nome "ministério" não era utilizado, evitando possíveis confusões com os ministérios ordenados. Com o lançamento do documento 62 da CNBB isso mudou, possibilitando assim a volta da denominação original.

Por que foram criados os Ministérios? Como era antes?

No princípio existiam alguns Ministérios trabalhando de forma desorganizada e desestruturada, não havendo formação nem um direcionamento. Praticamente cada um fazia o que achava certo. Mais tarde, através do Projeto da Ofensiva Nacional, foram criadas as Secretarias, pela necessidade de se organizar o trabalho dos ministérios existentes na RCC, quais sejam: Formação, exercício dos dons, reciclagem e a própria prática do ministério. O nome "secretaria" foi uma saída encontrada para acolher a orientação da Igreja, que desaconselhava o uso da palavra "ministério", por motivos já citados acima. Por último, voltou-se a usar a denominação "ministério", mantendo-se, porém, a estrutura organizacional de serviços, assim como sua formação e capacitação.

E quanto às antigas Secretarias de Vida e de Serviço? Ainda existe essa diferença?

As Secretarias de Vida eram consideradas aquelas em que o servo é chamado a um estado específico de vida, no caso das vocações sacerdotais, religiosas e leigas para vida em comunidade (jovem, matrimonial). As de Serviço eram aquelas que não necessitavam mudar seu estado de vida para exercer o ministério, como Artes e Intercessão. Porém essa diferenciação já não existe mais. Todos os Ministérios passam a ser exercidos apenas pela vocação/carisma que o fiel possui.

Quais são os Ministérios presentes no Estado do Tocantins?

Pela graça de Deus a RCC Tocantins possui praticamente todos os ministérios formados. Ainda está em fase de implantação apenas o Ministério para Seminaristas (RENASCEM). Clique nos links abaixo e saiba mais sobre cada Ministério.
© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.