RCC Tocantins
21/05/2007 - 15h37m

Seminário Latino-americano de teologia reúne 17 países

 
Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, México, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Guatemala, El Salvador, Haiti, Nicarágua, Brasil, Canadá, França e Itália. Esses foram os 17 países que participaram do I Seminário Latino-americano de Teologia organizado pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil. O encontro teve início na sexta-feira, 18, em Pindamonhangaba (SP), e terminou na manhã deste domingo e reuniu 250 pessoas.

Com o tema América Latina, Cristianismo e Igreja no século XXI, o Seminário reuniu o teólogo chileno, padre Pablo Richard, e os brasileiros, padres Benedito Ferraro, Paulo Sues e Agenor Brighenti, além de Pedro Ribeiro Oliveira, Maria Clara Bingemer e Eva Aparecida de Moraes, Carlos Signorelli e Paulo Fernando Carneiro de Andrade.

Desafios e compromissos

“Sentimo-nos desafiados a assumir com firmeza a opção pelos pobres, afirmando-a como irreversível e irrenunciável, como um imperativo do seguimento de Jesus e de fidelidade ao Deus da justiça”. Esse é um dos oito desafios divulgados pelos participantes do Seminário divulgados numa Carta ao povo cristão da América Latina e do Caribe. A carta aponta, ainda, como desafios a serem assumidos pelos cristãos, o reconhecimento do protagonismo dos empobrecidos na evangelização, a construção de relações de gênero mais iguais, a presença de Deus nas diversas culturas e a presença de bispos e padres em “experiências libertadoras” nas paróquias e dioceses.

A Carta denuncia a agressão à vida, o “aprofundamento da pobreza e da desigualdade social”, a violência e a “destruiçao de povos e da cultura negra e indígena”. Atribui ao neoliberalismo a dureza da miséria e da exclusão social e reconhece que a Igreja passa por “situação de profunda crise”.

Diante dos desafios enumerados, os participantes do Seminário assumem nove compromissos dentre os quais o aprofundamento da “teologia da libertação como inspiração que nasce da rica experiência eclesial e da profunda religiosidade dos povos latino-americanos”.

O Seminário fez parte da programação do Fórum de Participação formado em vista da V Conferência do episcopado Latino-americano e caribenho. O fórum apoiou, também, a Romaria das Comunidades que marchou 10 km, de Roseiras a Aparecida, na madrugada deste domingo e mantém, em Aparecida, a Tenda dos Mártires durante toda a Conferência.

Pe. Geraldo Martins
Aparecida / SP

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/3t

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.