RCC Tocantins
18/05/2007 - 14h37m

Papa Bento XVI entrega Bíblia da Criança numero 10 milhões

 
Num encontro marcado por grandes emoções, a visita do Papa Bento XVI na Fazenda da Esperança foi um marco histórico para a Igreja do Brasil e também para a Ajuda à Igreja que Sofre. Além do encontro com os jovens que se recuperam do vício das drogas, principal motivo da visita do Papa no local, Bento XVI entregou o exemplar numero 10 milhões da Bíblia da Criança para quatro crianças, filhos de ex-recuperandos da Fazenda da Esperança.

Foram 10 milhões de exemplares distribuídos somente no Brasil nas línguas português, guarani e tukano. A Bíblia da Criança já foi traduzida para 153 idiomas e distribuídos mais de 44 milhões de exemplares em 138 países.

Este projeto iniciou-se em 1979, no ano internacional da criança. O criador e idealizador desta idéia foi o Padre Werenfried van Straaten, fundador da Obra de Caridade Ajuda à Igreja que Sofre. Sua preocupação era voltada para todas crianças que não tinham a palavra de Deus traduzida para a sua própria língua materna, deixando, assim, de conhecer a Deus. Também os pequeninos que viviam em países de perseguição religiosa, que não podiam ter literaturas de cunho religioso e os que nasciam mergulhados na pobreza.

A participação do Papa Bento XVI na distribuição do exemplar 10 milhões foi uma prova do reconhecimento deste trabalho que tanto auxilia no ensino catequético da Igreja como ajuda na prevenção do futuro de milhões de crianças.

O nascimento da Bíblia da Criança

A pequena Bíblia vermelha para crianças irá completar 30 anos em 2009. Pertence às crianças do mundo inteiro, que a podem ler em cento e cinqüenta e três idiomas. Pode ser encontrada em todos os continentes: desde a gélida taiga siberiana até às tórridas florestas da Amazônia; das cabanas das aldeias da África aos condomínios de habitação de cimento da Europa. Mais de quarenta e quatro milhões de crianças já receberam um exemplar.

A Bíblia da Criança foi iniciada pelo "Padre Toucinho" – ou chamando-o pelo seu verdadeiro nome, Padre Werenfried van Straaten. Ele foi o fundador da Ajuda à Igreja que Sofre, uma organização de direito pontifício que ajuda a Igreja em necessidade no mundo.

Em 1979, o mundo celebrou o Ano Internacional da Criança. O Padre Werenfried, que foi o criador e iniciador desta idéia e o autor deste projeto, disse que algo tinha de ser feito nesse ano para as crianças de todo o mundo. Todos têm de dar a essas crianças uma esperança.

Padre Werenfried escreveu:
As Crianças precisam da Bíblia, para que a imagem de Jesus se torne viva nos seus corações. A Igreja, muitas vezes, não dispõe dos recursos para fornecer às crianças um exemplar da Bíblia no seu idioma, ou, porque em virtude das perseguições, não é permitido distribuir literatura religiosa. Muitas crianças vivem numa pobreza tal que não conseguem ter o suficiente para comer, quanto mais para pensar sequer em livros! É por isso que lhes daremos a Bíblia da Criança!

Padre Werenfried falou aos bispos sobre a sua idéia e muito rapidamente começaram a chegar cartas do mundo inteiro pedindo o envio da Bíblia da Criança: Cartas de padres, irmãs religiosas, catequistas, pais, avós e das próprias crianças.

Há muitas crianças pobres espalhadas pelo mundo. Elas não têm brinquedos, nem livros e, por vezes, nem comida. Muitas vezes, a pequena Bíblia é o único livro que podem considerar seu. Para algumas crianças que habitam em terras longínquas, a pequena Bíblia é o único livro que alguma vez foi publicado no seu idioma. É com ela que aprendem a ler e aprendem quem é Deus.

A pequena Bíblia – "Deus fala a seus Filhos" – é composta por noventa e nove pequenas histórias baseadas nos textos bíblicos 'para adultos' com ilustrações coloridas. As ilustrações foram pintadas pela Irmã Gomez, que durante muitos anos trabalhou com os pobres no Peru – onde os desenhos dela a ajudaram a trazer Deus até às pessoas. Hoje, tal como a Bíblia Sagrada completa, a pequena Bíblia ajuda os missionários a falarem às crianças do mundo inteiro sobre a bondade do nosso Deus.

Há quase 30 anos depois, não podemos, de forma alguma, dizer que já conseguimos satisfazer todas as necessidades. Há ainda muitas pessoas que aguardam pela tradução para o seu próprio idioma. Todo este sonho e projeto dependem de você. Adquira um exemplar da Bíblia que conquistou o mundo pela sua simplicidade e facilidade de se conhecer melhor à Deus.

Fonte: Boletim AIS Ajuda a Igreja que Sofre

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/3p

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.