RCC Tocantins
10/09/2015 - 14h32m

Jovens em recuperação de dependência química participam de musical em Palmas

 
Uma experiência inovadora de prevenção às drogas e a violência tem a cidade de Palmas como estreia da turnê nacional. Os shows acontecem no Espaço Cultural nos dias 11 e 12 de setembro e integram as atividades do projeto â??Somos Família, Somos Esperançaâ?, promovido pela Fazenda da Esperança, organização dedicada a recuperação de dependentes químicos há mais de 30 anos, com várias unidades no Brasil e em mais de 15 países.
Para este projeto, a Fazenda da Esperança fez parceria com a banda internacional Gen Rosso, a qual abre espaço no palco para dividir o seu musical Streelight com os jovens em recuperação. O musical narra a história verídica de um rapaz pobre, norteamericano, que luta para escapar da violência no bairro em que mora, na periferia de sua cidade. Gen Rosso esteve no Brasil em 2013.
Para participar do musical em Palmas, 80 jovens engajados em Paroquias e também da rede Municipal de ensino das cidades de Palmas e Porto Nacional se juntam aos 120 jovens em fase de recuperação de 9 unidades terapêuticas da Fazenda da Esperança das regiões Norte e Centro Oeste â?? Tocantins, Para, Goias, Mato Grosso e do Distrito Federal â??, que virão a Palmas e Porto Nacional e, durante uma semana (07 a 13/09/15), vão se preparar através de várias oficinas artísticas e técnicas como coral, dança, instrumental, teatral, cenário, técnica de luz e som etc. A participação destes jovens â??externosâ? é um ato de solidariedade para aqueles que sofrem preconceito pela dependência, mostrando que a reinclusão é possível, pois todos têm talentos. Os 17 músicos da banda Gen Rosso estarão junto com eles durante toda esta organização.
A ideia do projeto â??Somos Família, Somos Esperançaâ?, que culmina com a apresentação do espetáculo, é fazer com que estes jovens descubram e desenvolvam seus talentos e, principalmente, que tenham sua autoestima elevada. Além disso, a construção conjunta do show com os jovens em recuperação e os músicos, é uma forma de levar a sociedade a se questionar sobre o problema das drogas por meio de exemplos de recuperação.
Além de Palmas, o espetáculo Streetlight contempla ainda as seguintes cidades: Caxias-MA (18 e 19/09); Manaus-AM (24 e 25/09); Caruaru (09 e 10/10); Casca-RS (16 e 17/10). A turnê se conclui nos dias 23 e 24 de outubro em Guaratinguetá-SP, sede Internacional da Fazenda Esperança. Ao todo, os shows irão reunir 2.500 jovens em recuperação de várias regiões do Brasil.
O que é Fazenda da Esperança
A Fazenda da Esperança conta mais de 100 unidades em 15 nações, realizando trabalho na recuperação de dependentes químicos e do álcool. A Fazenda desenvolveu sua própria metodologia durante três décadas, sustentada por três pilares: espiritualidade, trabalho e convivência. Registra-se um elevado índice de recuperação, cerca de 70% dos casos.
Quem é a banda Gen Rosso Gen Rosso â?? International Performing Arts Group é um grupo internacional de músicos, dançarinos e artistas que está na estrada há mais de 40 anos à serviço da compreensão, solidariedade e fraternidade dos povos. Renovando constantemente seus membros, o grupo conta atualmente com 17 membros, de 9 nacionalidades. O estilo musical do Gen Rosso tem evoluído continuamente e o objetivo continua o mesmo: transmitir valores, através da música, como a paz, a justiça social, amor e solidariedade, base das relações fraternas entre os indivíduos, mas também entre povos e culturas.
Desde que nasceu a ideia de organizar um projeto pedagógico em prol da prevenção as drogas e à violência dos jovens, a banda interrompeu sua turnê habitual para se engajar nesse projeto criativo e encorajador, ensinando habilidade artística aos jovens durante 1 semana de projeto. Em 2013, o Gen Rosso apresentou o musical Streetlight no Brasil e agora volta com o resultado desta parceria inédita no mundo. Para mais informações sobre a banda, acesse o site: www.genrosso.com.
Fonte: Atitude TO

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/vl

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.