RCC Tocantins
02/09/2016 - 08h49m

Grupo de Oração Vem Louvar comemora 30 anos de Renovação no Espírito Santo

 

Adriana A. Castelo Branco

Nos dias 19, 20 e 21 de Agosto o Grupo de Oração Vem Louvar da cidade de Gurupi, diocese de Porto Nacional, realizou uma grande comemoração e celebração pelos seus 30 anos de Grupo na capela Santa Luzia, em comunidade com a Paróquia Nossa Senhora da Abadia. A programação contou com noite Mariana na sexta-feira, missa em ação de graças e adoração no sábado e no domingo uma grande partilha na Comunidade Obra de Maria. Cerca de cento e cinquenta pessoas estavam presentes, entre eles integrantes do conselho diocesano e servos que atualmente moram em outras cidade e que fizeram parte da história do Grupo Vem Louvar.

Padre Marcos Aurélio durante a sua homilia diz que é muito bonito estar celebrando esses 30 anos de Grupo Vem Louvar. â??Quando lemos a Sagrada Escritura percebemos o grande esforço de Deus para chegar ao nosso coração. Deus em sua bondade e caminho vai procurando meios de fazer o evangelho e chegar ao coração. Para cada tempo Deus vai fazendo surgir meios de fazer o evangelho vivo em nosso meio, e para isto ele vai suscitando pessoas, com sua graça em espírito e com isto vai fazendo acontecer aquilo que é sonho de Deus. Deus é comunidade, é comunitário, por isto ele escolhe pessoas, e por isto essas pessoas são encarregadas de fazer o sonho de Deus acontecerâ?.

â??O sonho de Deus para nós é, primeiro fazer aqui na terra a experiência de sua bondade, de sua misericórdia de seu espírito, a mesma experiência que nossos pais fizeram no passado, que fez Moisés, Maria nossa mãe e os Santos, O Deus é o mesmo o tempo é diferente assim também como as pessoas. Aqui nesta cidade no grupo de oração é um caminho um meio que Deus ressuscitou fazer a sua graça, e para isto ele contou com pessoas, pessoas que dão o testemunho e que deram a vida pela evangelização, celebrar esses 30 anos é celebrara memória dos caprichos de Deus para a graça de Deus que chegou ao coração humano; mas o tempo passa e nós também vamos passando e não percebemos isto, e vamos sendo mudados,  muitos que participaram do Grupo naquela época ainda se lembram daquele grupo daquele jeito que  marcou  sua vida, é daquele tempo que  no entanto vamos olhando esse tempo gracioso que passou que ficou na memória, e o que fica é o testemunho daquilo que nós vivemosâ?. Proclamou.

No decorrer da missa os participantes, entre eles os ex-coordenadores foram homenageados com uma placa por fazerem parte da história do Grupo e por ter doado parte de sua juventude a Deus e a evangelização. Carmélia Valadares atualmente coordenadora do grupo falou da importância que teve o tempo de dedicação de cada pessoa e o quanto Deus realizou na vida de vários que por ali passaram. Ao final foi relembrando momentos marcantes que aconteceram dentro do grupo num profundo momento de emoção e gratidão pelo sim de cada um. 

Lourença, uma das fundadoras do Grupo de Oração e também uma das homenageadas, declara o sentimento hoje de ter feito parte dessa história. â??Meu sentimento Hoje são os melhores, é uma lançada que frutificou e continua, pois outras pessoas deram continuidade e novos participantes surgiram, vários outros que não estão hoje no grupo, porém estão inseridas em outras pastorais e fazem parte de movimentos continuam dentro da igreja, e nunca deixaram a renovação, pois quem um dia abraçou este carisma não abandonaâ?.  Declarou com entusiasmo e presteza. Ao final a missa muitos dos membros foram homenageados, em especial os falecidos e familiares presentes com um vídeo de aproximadamente 8 minutos com fotos.

Criação do Grupo de Oração Vem Louvar 

O Grupo de Oração surgiu a partir de uma vigília na Paróquia Nossa Senhora da Abadia. Na época Padre Nonato abriu as portas para esta evangelização no ano de 1984. Era um grupo pequeno que se reunia para rezar, mas que tinha jovens de várias idades. A partir daí, durante a vigília houve um transbordamento muito grande da ação do Espírito Santo e nesta noite Deus falou aos corações dos presentes da necessidade dereunirem-se uma vez por semana e criarem um Grupo da RCC. 

A sede de Deus era tão grande que toda quinta-feira à noite um grupo de pessoas viajava para Porangatu/GO, para participar de outro grupo de Oração para aprender como funcionavam os Grupos da RCC, para então depois criarem o Grupo de Oração Vem Louvar. Como na época nenhum grupo existia pessoas preparadas para começarem um grupo da RCC era necessário buscarem formação, e que logo depois diante da necessidade passaram acontar com apoio de servos da cidade de Goiânia para darem formação em Gurupi. Os jovens que na época estudavam sentiram a necessidade de poder participar do Grupo e queriam que fosse em outro dia da semana porque muitos trabalhavam e estudavam a noite durante a semana e não daria para participar, daí entraram em contato com o coordenador Sebastião Bernadinho da RCC de Goiânia pois na época Gurupi ainda  era Norte de Goiás.

Os membros da vigília já preparados e formados passaram a conduzir o grupo Vem louvar aos domingos no ano de 1986, pois tinham mais preparo que os demais. Professor Demore, Natal, Tomaz de Aquino eram alguns dos que estavam à frente do grupo de Oração. O nome Vem Louvar surgira através da pergunta aos membros de como eles gostariam que o grupo se chamassee eleito por todos, passou a se chamar â??VEM LOUVARâ?. 

De lá para cá a graça do Espírito Santo nunca parou de derramar na vida de tantos servos e membros que por algum momento vivenciaram as graças de Deus dentro do VEM LOUVAR.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/wH

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.