RCC Tocantins
03/01/2013 - 03h03m

Entrevista com a nova presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

RCCBRASIL 

Eleita como nova presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil em setembro de 2012, Kátia Roldi Zavaris inicia, nessa semana, sua nova missão dentro do Movimento.

A posse oficial da nova presidência acontecerá no dia 24 de janeiro, durante a programação do Encontro Nacional de Formação 2013, em Canas/SP. Na ocasião, serão apresentados os demais membros da nova equipe como coordenadores nacionais de Ministérios e Comissões. Antes de serem oficialmente apresentados, tais nomes passam por homologação do Conselho Nacional que acontecerá em uma assembleia que antecede o ENF.

Confira abaixo, a entrevista na qual Kátia fala sobre a sua trajetória na RCC e partilha as motivações para o trabalho que desenvolverá à frente da RCC no período 2013/2016.

Portal RCCBRASIL: Como iniciou e se desenvolveu a sua caminhada na Renovação Carismática Católica?

Participo da Renovação Carismática Católica desde 1987. À convite de uma amiga, eu conheci o Grupo de Oração Rainha dos Apóstolos na Catedral de Vitória, capital do estado do Espírito Santo. Foi nesse Grupo que tive uma experiência pessoal com Jesus Cristo, me encantei por Ele e me encontrei como pessoa. Sou católica, nascida em uma família católica participante e praticante, mas foi com essa experiência que eu vivi no Grupo de Oração que minha caminhada começou. Com um ano de participação no Grupo de Oração eu já era serva. Meio ano depois, já fazia parte do núcleo do GO e, um ano depois, tornei-me coordenadora. Fui membro do Conselho da RCC da Arquidiocese de Vitória, depois coordenei o estado do Espírito Santo por sete anos e, por isso, participei então por sete anos do Conselho Nacional. Depois de dois anos, retornei ao Conselho, convidada pelo Marcos Volcan, como primeira secretária. Em junho de 2012 eu fui eleita coordenadora da RCC da Arquidiocese de Vitória e em 29 de setembro do mesmo ano, presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil.

Portal RCCBRASIL: Fale um pouco sobre a sua vida profissional e pessoal.

Sou formada em Letras - inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo e atualmente tenho duas escolas de idiomas, uma em Vitória e outra em Vila Velha. Eu dou aula na escola todos os dias, e isso me realiza muito. E é bonito perceber que Deus usa a nossa vida como um todo, não tem como separar a vida profissional da espiritual, a nossa vida é uma única coisa, totalmente entregue a Ele. Comecei a fazer traduções em eventos católicos há doze anos, traduzo alguns pregadores aqui no Brasil e fora do país também. E para mim é uma alegria, faz parte da minha alma trabalhar com educação e mais especificamente com idiomas.

Sobre a vida familiar, sou casada com o Sérgio Carlos Zavaris, que também participa ativamente da RCC há bastante tempo, tendo sido coordenador nacional do Ministério de Fé e Política nos últimos anos. Nós não temos filhos, porque não podemos tê-los, mas o Senhor foi fazendo uma obra na nossa vida através de vários sinais, hoje nós temos muitos filhos espirituais.

Portal RCCBRASIL: Como é ser eleita Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL?

Eu me sinto muito honrada com esse chamado para coordenar a RCC do Brasil e em ser a primeira mulher a estar à frente do Movimento na história do Brasil. Sinto que foi uma escolha de Deus junto com Maria. Como disse Dom Alberto Taveira ao final da eleição lá em Aparecida/SP, creio que será um tempo de ternura e fortaleza mariana. Eu acredito que, com a intercessão de Maria, nós vamos conseguir ser obedientes àquilo que Ele quer para a RCC nesse tempo. A RCC tem caminhado através de uma visão profética para uma evangelização cada vez mais eficaz. O que eu sinto é que será um tempo de escuta profunda e de realizações ousadas, como tem sido até hoje, com o foco sempre na evangelização para que mais almas sejam alcançadas, para que mais pessoas possam ouvir falar do nome de Jesus Cristo e assumi-lo como Senhor.

Portal RCCBRASIL: Deixe uma mensagem aos membros do Movimento

Eu queria dizer pra todos nós que participamos da RCC do Brasil, para todos os Grupos de Oração que existem nesse país, que nós nascemos para evangelizar com renovado ardor missionário, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo. Por isso, em nossa ação missionária e dentro dos nossos Grupos de Oração deve ser um tempo de profunda doação. Não podemos ter medo de dizer: “Senhor eis-me aqui! A minha vida é Tua, faça dela tudo o que o Senhor quiser. A Renovação é Tua, ela pertence a Ti, ela surgiu a partir de um sopro do Espírito Santo para evangelizar, para levar o Teu Nome aos quatro cantos da terra. Usa, Senhor, a Renovação Carismática Católica da forma que o Senhor quiser, ela Ti pertence, ela é Tua”.

Nesse ano de 2013, dentro da temática do Ano da Fé vivenciado por toda a Igreja, nós vamos viver, na RCC do Brasil, o tema “Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (I Jo5, 4b). Que nós possamos através dos Grupos de Oração, das formações e de todas as nossas atividades fortalecer nossa fé em Jesus que é o único Senhor, o único Salvador, o Verdadeiro Deus. Que Deus abençoe a todos!

Tags: RCCBRASIL

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/rR

© 2012-2018. RCC-TO - Todos os direitos reservados.