RCC Tocantins
11/06/2012 - 09h59m

Coordenador diocesano prega sobre tema do Encontro

Textos e fotos: Ana Mariana Araújo (colaborou Marília Carvalho) 
Ana Mariana Araújo
Leandro Gomes pregando sobre "Apascenta as minhas ovelhas".
Leandro Gomes pregando sobre "Apascenta as minhas ovelhas".
  • Pe Gleibson Moreira, Leandro Gomes, Seminarista Gabriel e Diácono Heldeir: preparação para a Santa Missa.
  • Santa Missa.
  • Congressistas de joelho, adoram a Jesus Eucarístico.

Coordenador da RCC na Diocese de Porto Nacional, Leandro Gomes, foi o responsável pela reflexão sobre o tema do Congresso. “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21, 17).

Leandro pontou como podemos pastorear bem o nosso povo, as ovelhas que nos foram confiadas. “Somos arautos do Senhor e devemos apascentar nossos irmãos com oração constante, anúncio da palavra e zelo fraterno”. E acrescentou: “Se o Senhor nos deu esse tema, com certeza, é porque precisávamos ter mais atenção com o pastoreio em nossos grupos de oração. Questionemo-nos sobre como temos agido com relação a isso”.

MISSA

Logo após a fala do coordenador diocesano, os congressistas participaram da Santa Missa, celebrada por padre Vanderlan Cunha, da Paróquia São João Batista, de Gurupi. O padre é também orientador espiritual do Conselho Diocesano da RCC da Diocese de Porto Nacional.

Durante a missa, o padre lembrou quais são as características que devem acompanhar o bom líder e em quem devemos nos espelhar para cuidar bem do povo de Deus. “O pastor não é aquele que vê apenas o exterior das ovelhas, mas também o interior. Sabe quando a ovelha está carecida, necessitada de cuidado. É assim que Deus faz com cada um de nós. Ele entra na nossa intimidade, vai no mais profundo da alma para dos porões da ingratidão nos resgatar. E Cristo Jesus é o pastor por excelência. Ele é o pastor que se faz altar e cordeiro”.

Sobre a Cultura de Pentecostes, o celebrante disse que antes de ser um projeto da RCC, é um projeto da Igreja Católica como um todo, na medida em que é o Espírito Santo quem assiste a Igreja. “Precisamos ter cuidado para não perder as nossas ovelhas. E também precisamos ter cuidado para não nos perdermos. A santidade é o cumprimento do nosso dever, da nossa tarefa de verdadeiros discípulos e missionários do Bom Pastor”.

NOITE CULTURAL

O Ministério de Música e Artes da Diocese de Porto Nacional foi o responsável pelas atrações da noite do Congresso Diocesano. Dois ministérios de música da diocese se apresentaram e também houve teatro sobre Pentecostes.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/pA

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.