O papa Bento XVI nomeou o bispo brasileiro dom Dionísio Lachovicz, como visitador apostólico para os fiéis ucranianos de rito bizantino residentes na Itália e Espanha.
O brasileiro é natural de Pombas, município de Itaiópolis (SC). Seus estudos foram realizados no seminário da Ordem de São Basílio Magno, em Curitiba (PR), em 1970, e a emissão de sua profissão solene aconteceu em Roma. Foi ordenado sacerdote em 1972 em Iracema-Itaiópolis; e nomeado bispo de cúria em Kiev. Recebeu a ordenação episcopal em fevereiro de 2006.
Em entrevista a Rádio Vaticano, o bispo afirmou que sua função será visitar, coordenar e incentivar os fiéis de rito bizantino. Disse ainda que um dos pré-requisitos para sua nomeação foi o seu conhecimento das línguas italiana e espanhola, já que ele irá acompanhar os fiéis nesses dois países e facilitará a comunicação entre ucranianos e bispos locais. Dom Dionísio também explicou que “o bispo visitador não tem jurisdição direta sobre esses fiéis como os bispos presentes em dioceses”.
Fonte: Rádio Vaticano
Local:Cidade do Vaticano
Geral
Fonte: