RCC Tocantins
20/01/2009 - 14h03m

Bispo brasileiro é nomeado visitador apostólico na Espanha e na Itália

 

O papa Bento XVI nomeou o bispo brasileiro dom Dionísio Lachovicz, como visitador apostólico para os fiéis ucranianos de rito bizantino residentes na Itália e Espanha.

O brasileiro é natural de Pombas, município de Itaiópolis (SC). Seus estudos foram realizados no seminário da Ordem de São Basílio Magno, em Curitiba (PR), em 1970, e a emissão de sua profissão solene aconteceu em Roma. Foi ordenado sacerdote em 1972 em Iracema-Itaiópolis; e nomeado bispo de cúria em Kiev. Recebeu a ordenação episcopal em fevereiro de 2006.

Em entrevista a Rádio Vaticano, o bispo afirmou que sua função será visitar, coordenar e incentivar os fiéis de rito bizantino. Disse ainda que um dos pré-requisitos para sua nomeação foi o seu conhecimento das línguas italiana e espanhola, já que ele irá acompanhar os fiéis nesses dois países e facilitará a comunicação entre ucranianos e bispos locais. Dom Dionísio também explicou que “o bispo visitador não tem jurisdição direta sobre esses fiéis como os bispos presentes em dioceses”.

Fonte: Rádio Vaticano
Local:Cidade do Vaticano

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/bO

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.