RCC Tocantins
16/11/2012 - 10h43m

Veja como foi o Encontro de Líderes da Arquidiocese de Palmas

(Ministério de Comunicação da RCC - Arquidiocese de Palmas) 

O Encontro de Líderes da Arquidiocese de Palmas teve início na noite de quinta-feira, 25/10, com a Santa Missa na Paróquia Santa Filomena, na 204 Sul, em Palmas. As lideranças carismáticas foram questionadas pelo presidente da celebração e orientador espiritual da RCC da Arquidiocese, padre Bernardo José, a se voltarem para a sua identidade: “Quem somos nós? Nós somos a Renovação Carismática Católica”, dizia o sacerdote.

Na sexta-feira, 26/10, o encontro continuou com as formações direcionadas. Segue abaixo um breve resumo dos conteúdos abordados em cada formação.

Formação 1: Temor a Deus no exercício de nosso mandato

Ministrada por Leandro Gomes da Silva, coordenador diocesano da RCC da Diocese de Porto Nacional

Foi apresentado que temor é diferente de medo e opressão. Em suas palavras, Gomes exortou os presentes que é preciso conscientizar nossos irmãos que servem que o medo impede o servo de ousar, impede a criatividade no servir. “Quem serve com medo afasta-se de Deus. Temor é respeitar a Deus pelo que ele é”, dizia Leandro. Para ele, o único medo que devemos ter é de perder a salvação que nos foi conquistada pela cruz .O coordenador finalizou com a leitura de provérbios 8,13.

Formação 2: Grupo de oração: lugar de Pastoreio e missão

Ministrada pelo Diácono Heldeir Gomes, membro do Conselho Fiscal da RCC-TO

Baseando-se em diversos trechos bíblicos, entre eles Marcos 16,15, o diácono refletiu sobre o “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. Segundo ele, a missão da RCC é evangelizar através do batismo no Espirito Santo. “Precisamos ser RCC em todos os lugares onde formos. O grupo de oração é o principal local de missão, de prática do batismo no Espírito Santo”, pontuou Heldeir. Quanto ao pastoreio o diácono enfatizou que nós precisamos nos desprender e ir ao encontro do outro, precisamos ser responsáveis pelo outro.

Formação 3: Nossa vocação: apóstolos da Efusão do Espírito Santo

Ministrada pelo Seminarista Gabriel Paes, coordenador estadual do Ministério para Seminaristas

Gabriel refletiu sobre a leitura de êxodo 19,5-6: “Agora, se realmente ouvirdes minha voz e guardardes a minha aliança, sereis para mim a porção escolhida entre todos os povos. Na realidade é minha toda a terra, 6. mas vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa”. Também disse que o chamado nos leva a um impulso renovado de oração, santidade, comunhão e anúncio. As três dimensões do chamado também foram explicadas: vida no Espírito; santidade e chamado específico. “Nossa missão é levar a experiência no batismo do Espírito Santo. E nossa visão profética é a implantação e difusão da espiritualidade e cultura de Pentecostes”, afirmou Gabriel.

Formação 4: O ciclo carismático

Ministrada por Solange Delfino, coordenadora estadual do Ministério de Formação

Solange explicou o que é o Ciclo Carismático, exortando que a RCC é um movimento de escuta profética. Ao final da formação, os servos vivenciaram, na prática, como funciona o ciclo.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/rc

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.