RCC Tocantins
04/05/2007 - 13h02m

Um em cada três sacerdotes ordenados nos Estados Unidos nasceu no exterior

 
WASHINGTON - A média de idade dos sacerdotes ordenados nos Estados Unidos em 2007 é de 35 anos, e um em cada três nasceu no exterior. A maioria entrou no Seminário com um diploma universitário, alguns com estudos superiores em áreas como direito, medicina e educação.

A informação foi recolhida pelo Centro de Pesquisa Aplicada em Apostolado (CARA) da Universidade de Georgetown. CARA realiza esta pesquisa anualmente para o Secretariado de Vocações e Formação Sacerdotal da Conferência Episcopal.

Os pesquisadores obtiveram informação de 282 seminaristas, aproximadamente 60% dos 475 potenciais ordenados. Estes 282 seminaristas incluem 221 diocesanos e 60 religiosos.

Os resultados encontrados mais sobressalentes são:

--A média de idade dos ordenandos da promoção 2007 é de 35 anos. É a mesma aproximadamente que em 1998, o primeiro ano do qual há dados disponíveis.

--Em média, os ordenandos diocesanos viviam na diocese para a qual serão ordenados 17 anos antes de entrar no seminário. Os ordenandos religiosos conheciam os membros de seu instituto religioso uma média de seis anos antes de entrar no seminário.

--Um a cada três ordenandos nasceu fora dos Estados Unidos, com os maiores números procedentes do Vietnã, México, Polônia ou Filipinas. Os religiosos nascidos fora superam os diocesanos. A porcentagem de nascidos fora, 31%, é quase a mesma de 2006, 30%, mas aumentou desde 1998, quando era 24%. Estes ordenandos viveram no país uma média de dez anos.

--Quase todos os ordenandos foram católicos desde o nascimento, ainda que 6% deles se tornaram católicos depois.

--Mais de seis de cada dez ordenandos terminaram estudos universitários de primeiro nível, e um de cada cinco obtiveram graus superiores antes de entrar no seminário.

--A metade dos entrevistados freqüentou escolas elementares católicas, como quase a metade dos católicos americanos adultos.

--Em torno dos dois terços de ordenandos tiveram uma experiência de trabalho completo antes de entrar no seminário, muitos deles em educação. Quase um de cada dez serviu nas Forças Armadas.

--Em média, os ordenandos entrevistados informam que tinha em torno de 17 anos e meio quando pensaram pela primeira vez no seminário.

O informe completo pode ser visto em: www.usccb.org/vocations.

Fonte: ZENIT

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/2C

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.