RCC Tocantins
22/06/2007 - 15h32m

Tony Blair visita o Vaticano neste sábado

 

O primeiro ministro inglês tem amanhã, Sábado, encontro marcado com Bento XVI. Esta será uma das últimas visitas do seu mandato, uma vez que cede o seu posto a Gordon Brown, no próximo dia 27 de Junho.

Um anglicano praticante, mas próximo da Igreja Católica, Tony Blair terá uma audiência privada com o Papa, encontro este que tem suscitado informações na imprensa britânica, que asseguram que o primeiro ministro inglês irá anunciar a sua conversão ao catolicismo. A porta voz de Blair recusou fazer comentários afirmando que são questões do “foro pessoais”.

Mas não só questões religiosas estarão em cima da mesa. Um dos assuntos a discutir será a questão do Médio Oriente, confirmado pela porta voz.

O jornal inglês “The Guardian” indica que Tony Blair “após uma longa reflexão, tomou a decisão de pedir a sua admissão à Igreja Católica”. A sua esposa e os seus filhos são católicos praticantes e, o primeiro ministro britânico assiste, frequentemente, a eucaristias católicas, tendo mesmo já comungado. Mas o jornal afirma também que “nunca existiu um primeiro ministro católico na Grã Bretanha”.

Não é a primeira vez que Tony Blair se encontra com Bento XVI. Em 2006 esteve com o atual Papa, e em 2003 encontrou-se com João Paulo II.

No entanto há divergências a registar. Tony Blair ignorou as recomendações tanto da Igreja Católica como da Anglicana sobre o apoio à invasão americana no Iraque. As suas convicções não o impediram de legislar sobre os direitos dos homossexuais e também de pedir à Igreja mude de posição quanto à condenação do uso do preservativo tendo em conta a luta contra a Sida.

A imprensa britânica avança também com a possibilidade de, depois de deixar funções de primeiro ministro, Tony Blair se dedicar à criação de uma fundação para o diálogo inter religioso.

Fonte: Canção Nova.com

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/5c

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.