RCC Tocantins
21/08/2007 - 14h53m

Terremoto destrói igrejas no Peru

 
Falecem duas religiosas em Ica e um sacerdote fica ferido

LIMA (ZENIT.org).- O terremoto de 15 de agosto destruiu no Peru numerosas igrejas e outras propriedades eclesiais, segundo informa a associação católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

A diocese mais afetada é a de Ica. Seu bispo, Dom Guido Breña López, comunicou por telefone que a catedral ficou totalmente destruída.

Também outras 12 igrejas foram derrubadas e o seminário diocesano sofreu graves danos. Segundo informou o bispo, duas religiosas da ordem das Vicentinas morreram e um sacerdote está ferido por causa da catástrofe natural.

Vários sacerdotes ficaram sem casa após as casas paroquiais serem derrubadas. Os seminaristas de Ica acolheram no seminário muitas pessoas que o perderam tudo com o terremoto.

O bispo López acrescentou que, infelizmente, também houve casos de roubos e constata que AIS foi a primeira associação de ajuda que colheu informação acerca das necessidades da Igreja local.

O bispo assinala que a prioridade da diocese reside, antes de tudo, em reconstruir as igrejas derrubadas, especialmente a catedral, além de reunir ajuda humanitária para os sacerdotes que ficaram sem nada e para a reconstrução dos muros colapsados do seminário.

A prefeitura de Yauyos e as Dioceses de Lurín e Huancavelica também sofreram graves danos, com várias igrejas derrubadas. Aparentemente, a Diocese de Callao é a menos afetada, ainda que não tenha ficado ilesa.

AIS destinou uma ajuda de emergência de 50.000 dólares às dioceses afetadas pelo terremoto.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/7e

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.