RCC Tocantins
01/10/2013 - 08h34m

Saiba como foi o Encontro Estadual do Ministério de Pregação

MCS Arquidiocese de Palmas 
Deybb Costa

Nos dias 21 e 22 de setembro, a Renovação Carismática Católica do Tocantins realizou o seu Encontro Estadual do Ministério de Pregação. Realizado no auditório da Escola de Tempo Integral, Padre Josimo Tavares, em Palmas, o encontro teve a participação de cerca de 200 pregadores de todo o Estado.

A abertura oficial aconteceu com a Santa Missa, presidida pelo padre João Paulo Veloso, que enfatizou que o pregador deve sempre se colocar na presença do Senhor e deixar-se conduzir por Ele.

Saiba como foram os principais momentos da programação:

SÁBADO

Primeira pregação: Fábio Luis

Com o tema “Ai de mim se eu não evangelizar”, a pregação enfatizou o significado de ser pregador e a missão de pregar na visão dos três últimos Papas. Deixou a proposta  para o ministério de pregação ir sem medo para servir. “Não há o que temer. O Senhor ressuscitado caminha conosco”, disse o Fábio Luis.

Segunda pregação: Beatriz Vargas

A coordenadora nacional do Ministério de Pregação, Maria Beatriz Vargas pregou sobre o tema do encontro: “Logo, a Fé provém da Pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Deus” (Rom 10,17). Ela ressaltou que não podemos perder nenhuma oportunidade de pregar a palavra de Deus e também falou sobre tudo o que podemos receber do Senhor, por meio do exercício do ministério, se não nos afastarmos dele. Beatriz também enfatizou que é importante pregar a verdade que liberta como recomenda a palavra de Deus. “A unção do Espírito acompanha a palavra de Deus que tem como centro o próprio Cristo que precisa ser anunciado”, afirmou. Após a pregação houve um forte momento de oração e escuta profética no qual o senhor suscitou a palavra de Jeremias 31, 31-37 como fortalecimento e confirmação.

Orientações básicas

No sábado à tarde, dando continuidade ao ensino, Beatriz Vargas apresentou orientações básicas para pregadores baseada na leitura do livro de Apocalipse 5,6. Beatriz chamou atenção para o selo do Espírito Santo que está em nós e que implica unção sobre nossas vidas e proteção divina para testemunhar a nossa fé. Houve ainda uma mesa temática, na qual os participantes fizeram perguntas e esclareceram dúvidas sobre o exercício da pregação no Grupo de Oração. O coordenador estadual da RCC Tocantins Pedro Rodrigues esteve à frente deste momento, junto com a coordenadora nacional.

Fé carismática

Na noite de sábado, o coordenador estadual Pedro Rodrigues ministrou uma pregação que abordou a escuta profética e o uso dos carismas na pregação. Enfatizou que o anuncio carismático é aquele repleto dos carismas do Espírito Santo, acompanhado de sinais que comprovam a vivência na presença do Espírito. Acrescentou que não podemos nos acostumar com o Espírito Santo e que é tempo dos carismáticos se levantarem como um povo novo, aberto à manifestação do poder de Deus.

DOMINGO

A devoção a Nossa Senhora também encontrou lugar de reflexão no Encontro de Pregadores. A coordenadora nacional Maria Beatriz pregou o tema “Eis aí tua mãe”, pontuando Maria como a grande mensageira e pregadora da palavra de Deus. Deu destaque à três frases marcantes de Nossa Senhora: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segunda a vossa palavra”; “Minha alma glorifica ao Senhor” e “Fazei tudo o que ele vos disser”.

Em sua fala, o coordenador estadual do Ministério de Pregação, Welson Costa, enfatizou que, com empenho, dedicação e graça de Deus, os pregadores podem vencer quaisquer dificuldades ou batalhas diárias. “Que nossas limitações não sejam empecilho para Deus agir em nossas vidas”, pediu.

Houve também um momento especial para partilha sobre os Projetos da RCCBRASIL e o encontro encerrou com a Santa Missa, presidida pelo Padre Lenício.

Considerações finais:

Em entrevista à equipe de comunicação, Maria Beatriz Vargas falou sobre quais direcionamentos os pregadores precisam buscar viver em sua missão: “Peço que busquem viver o primeiro chamado que é o chamado à santidade. E que direcionem suas pregações pautadas na palavra de Deus e nos documentos da Igreja, para que nossas pregações gerem mudança de vida”, afirmou.    

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/tB

© 2012-2018. RCC-TO - Todos os direitos reservados.