RCC Tocantins
01/10/2013 - 08h34m

Saiba como foi o Encontro Estadual do Ministério de Pregação

MCS Arquidiocese de Palmas 
Deybb Costa

Nos dias 21 e 22 de setembro, a Renovação Carismática Católica do Tocantins realizou o seu Encontro Estadual do Ministério de Pregação. Realizado no auditório da Escola de Tempo Integral, Padre Josimo Tavares, em Palmas, o encontro teve a participação de cerca de 200 pregadores de todo o Estado.

A abertura oficial aconteceu com a Santa Missa, presidida pelo padre João Paulo Veloso, que enfatizou que o pregador deve sempre se colocar na presença do Senhor e deixar-se conduzir por Ele.

Saiba como foram os principais momentos da programação:

SÁBADO

Primeira pregação: Fábio Luis

Com o tema â??Ai de mim se eu não evangelizarâ?, a pregação enfatizou o significado de ser pregador e a missão de pregar na visão dos três últimos Papas. Deixou a proposta  para o ministério de pregação ir sem medo para servir. â??Não há o que temer. O Senhor ressuscitado caminha conoscoâ?, disse o Fábio Luis.

Segunda pregação: Beatriz Vargas

A coordenadora nacional do Ministério de Pregação, Maria Beatriz Vargas pregou sobre o tema do encontro: â??Logo, a Fé provém da Pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Deusâ? (Rom 10,17). Ela ressaltou que não podemos perder nenhuma oportunidade de pregar a palavra de Deus e também falou sobre tudo o que podemos receber do Senhor, por meio do exercício do ministério, se não nos afastarmos dele. Beatriz também enfatizou que é importante pregar a verdade que liberta como recomenda a palavra de Deus. â??A unção do Espírito acompanha a palavra de Deus que tem como centro o próprio Cristo que precisa ser anunciadoâ?, afirmou. Após a pregação houve um forte momento de oração e escuta profética no qual o senhor suscitou a palavra de Jeremias 31, 31-37 como fortalecimento e confirmação.

Orientações básicas

No sábado à tarde, dando continuidade ao ensino, Beatriz Vargas apresentou orientações básicas para pregadores baseada na leitura do livro de Apocalipse 5,6. Beatriz chamou atenção para o selo do Espírito Santo que está em nós e que implica unção sobre nossas vidas e proteção divina para testemunhar a nossa fé. Houve ainda uma mesa temática, na qual os participantes fizeram perguntas e esclareceram dúvidas sobre o exercício da pregação no Grupo de Oração. O coordenador estadual da RCC Tocantins Pedro Rodrigues esteve à frente deste momento, junto com a coordenadora nacional.

Fé carismática

Na noite de sábado, o coordenador estadual Pedro Rodrigues ministrou uma pregação que abordou a escuta profética e o uso dos carismas na pregação. Enfatizou que o anuncio carismático é aquele repleto dos carismas do Espírito Santo, acompanhado de sinais que comprovam a vivência na presença do Espírito. Acrescentou que não podemos nos acostumar com o Espírito Santo e que é tempo dos carismáticos se levantarem como um povo novo, aberto à manifestação do poder de Deus.

DOMINGO

A devoção a Nossa Senhora também encontrou lugar de reflexão no Encontro de Pregadores. A coordenadora nacional Maria Beatriz pregou o tema â??Eis aí tua mãeâ?, pontuando Maria como a grande mensageira e pregadora da palavra de Deus. Deu destaque à três frases marcantes de Nossa Senhora: â??Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segunda a vossa palavraâ?; â??Minha alma glorifica ao Senhorâ? e â??Fazei tudo o que ele vos disserâ?.

Em sua fala, o coordenador estadual do Ministério de Pregação, Welson Costa, enfatizou que, com empenho, dedicação e graça de Deus, os pregadores podem vencer quaisquer dificuldades ou batalhas diárias. â??Que nossas limitações não sejam empecilho para Deus agir em nossas vidasâ?, pediu.

Houve também um momento especial para partilha sobre os Projetos da RCCBRASIL e o encontro encerrou com a Santa Missa, presidida pelo Padre Lenício.

Considerações finais:

Em entrevista à equipe de comunicação, Maria Beatriz Vargas falou sobre quais direcionamentos os pregadores precisam buscar viver em sua missão: â??Peço que busquem viver o primeiro chamado que é o chamado à santidade. E que direcionem suas pregações pautadas na palavra de Deus e nos documentos da Igreja, para que nossas pregações gerem mudança de vidaâ?, afirmou.    

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/tB

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.