RCC Tocantins
21/05/2007 - 15h33m

Romaria das Comunidades caminha 10 km até Aparecida

 
Uma multidão de seis mil pessoas, segundo cálculos dos organizadores, se encontrou à meia noite de sábado, 19, na cidade de Roseira para a Romaria das Comunidades. Foram 10 km de longa caminhada intercalada de orações e reflexões acerca da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. A previsão era de chegar às 7 horas à Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Chegaram pouco antes das 6 horas e aguardaram para participar da missa das 8 horas.

Organizada pelas CEBs do Estado de São Paulo, Pastoral da Juventude e outras pastorais, a Romaria, que acontece todos os anos, fez coincidir a data deste ano com o evento da Conferência de Aparecida para mostrar que as comunidades estão unidas à assembléia dos bispos da América Latina e Caribe. “Nós, das CEBs, estamos esperançosos porque houve mobilização no Brasil e na América Latina e todos deram sua contribuição para a Conferência. Nossa esperança é que avancemos para sermos Igreja Povo de Deus”, comenta a coordenadora da Pastoral Operária, Conceição Aparecida de Souza, uma das organizadoras da Romaria.

Missa

A Basílica da padroeira do Brasil estava apinhada de fiéis para a missa das 8 horas deste domingo, 20. Eram milhares de fiéis vindos de todas as partes do país. Um grupo, porém, se destacava dos demais pela fisionomia cansada, pelas camisetas com mensagens a favor da justiça e dos pobres, pelos bonés ou chapéus, pelas bandeiras e faixas e pela alegria que traziam na face. Era impossível não distingui-los dos demais. Era o povo das CEBs que veio em Romaria para mostrar sua sintonia e esperança na Conferência de Aparecida.

Presidida pelo bispo de Registro (SP) e presidente da Comissão para o Laicato da CNBB, dom José Luiz Bertanha, a missa foi concelebra por outros cinco bispos e 30 padres. Muitos dos padres fizeram a caminhada com o povo e não escondiam o cansaço e, ao mesmo tempo, a satisfação A participação das CEBs na liturgia se deu apenas na procissão de entrada e no momento do ofertório. A alegria e animação, próprias das celebrações animadas pelas Comunidades de Base, não foram tão sentidas.

Em sua homilia, dom Bertanha ressaltou a importância de todos os cristãos se tornarem discípulos e missionários de Jesus Cristo. Ele fez, também, uma saudação especial aos meios de comunicação pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais celebrado pela Igreja nesse domingo.

Fonte: CNBB

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/3s

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.