RCC Tocantins
25/05/2007 - 11h21m

Resposta da Igreja Católica ao proselitismo de outras associações religiosas

 
Em sua intervenção na V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, o bispo de Mazatlán, México, Dom Mario Espinosa Contreras, assinalou algumas ações urgentes que devem ser levadas a cabo pela Igreja Católica para responder ao proselitismo, em certas ocasiões beligerante, de outras associações religiosas.

Desde a metade do século passado -- apontou Dom Espinosa Contreras --, a América Latina e o Caribe se viram afetadas pelo «proselitismo sectário, que cresce em diversificações como em adesões, e como uma conseqüência disso constatamos que o índice dos católicos vai registrando uma progressiva diminuição».

Ante este desafio, o prelado mexicano considerou que é urgente «continuar ampliando a presença da evangelização nos meios de Comunicação Social, especialmente rádio, televisão, imprensa escrita e Internet».

Segundo Dom Espinosa Contreras, «os ministros ordenados, religiosas e leigos agentes de pastoral, (devem esforçar-se) em viver mais decididamente o valioso meio evangelizador (...) e estabelecer oportunas visitas às famílias com caráter pastoral, e fazer-se próximos dessas pessoas nas circunstâncias de enfermidade, luto, sofrimento e dor» entre as famílias.

Mais adiante, o bispo de Mazatlán recordou que «alguns irmãos separados são assíduos praticantes da visita domiciliar, enquanto nós quase não a realizamos».

O purpurado mexicano se pronunciou por «propiciar a oração, seja pessoal ou comunitária, tendo a intenção de rogar ao Senhor pelo retorno de quem um dia abandonou o seio da Igreja Católica».

«Parece-me -- disse Dom Espinosa Contreras -- que esta súplica está pouco presente, seja na oração titânica da liturgia, como na vida instruída das comunidades religiosas e paroquiais.»

Ao finalizar sua exposição, o bispo de Mazatlán sublinhou que «a extensão que vão tendo outras associações religiosas nos insta a consolidar a catequese e evangelização dos católicos, a estabelecer meios e formas para favorecer o regresso dos irmãos que um dia se disseram católicos».

Fonte: Zenit.org

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/3R

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.