RCC Tocantins
10/04/2007 - 00h00m

Renovação Carismática Católica - Rosto de Pentecostes

 

"Eis que vos retiro de vosso luto e vos revisto com vestes esplendorosas! Vossa luz chegará até os confins da terra. Não temais, não desanimeis, pois Eu estou convosco. Prossigam, prossigam, prossigam!"

                Durante o I Encontro da Unidade da Arquidiocese de Palmas, no Sábado Santo, esta profecia do Senhor foi cantada em línguas e interpretada pela assembléia. Entretanto, pela força das palavras e por toda a simbologia que carregam, percebe-se claramente que esta é uma profecia para todo o Estado do Tocantins, sobretudo pelo tempo litúrgico que estamos vivendo.

                Deve-se observar com bastante atenção as palavras de Deus e vivenciá-las em sua plenitude (cf. I Ts 5,19-21). Nesta profecia, temos três fatos, três ordens e uma promessa:

                "Vos retiro de vosso luto": a Igreja acabou de passar por um período de penitência, reflexão e preparação, que foi a Quaresma. À semelhança dos ninivitas, proclamamos jejum e mortificação em expiação de nossos pecados (cf. Jn 3,5). Este fato também é o cumprimento da promessa de Deus no Encontro Nacional de Coordenadores e Missionários da RCC, que aconteceu em Brasília e que acontecerá a nível estadual na cidade de Gurupi, no mês de abril: um despertar de nossa apatia, do nosso abatimento. Uma gente nova se levanta na RCC.

                "Vos revisto com vestes esplendorosas": entrando no tempo Pascal, somos ressuscitados com Cristo. Nossas roupas foram alvejadas no Sangue do Cordeiro (cf. Ap 7,9.13-14), nossa dignidade batismal foi restaurada. Recebemos novamente a unção profética, sacerdotal e régia da parte do Senhor (cf. I Pe 2,9). Nossas roupas são "esplêndidas" porque condizem com o mandato missinário de todo cristão e, particularmente, da RCC: anunciar e construir o Reino do único Rei verdadeiro - Jesus Cristo, soberano do universo.

                "Eu estou convosco": o terceiro fato trata-se da renovação da promessa que Cristo fez aos seus discípulos na ocasião da Ressurreição (cf. Mt 28,20). Jesus está conosco na missão! Ele não nos desampara. Este "estar conosco" é um conforto espiritual que Deus nos oferece gratuitamente. É o constante exercício da fé carismática: a certeza de que a obra de Deus vai se realizar porque é o Senhor quem está na frente.

                "Não temais": a primeira ordem da profecia tem sido uma constante nos últimos tempos. Deus pede para não termos medo em nos doar, em nos lançar para a missão! E mesmo assim, por mais consolo, graças, prodígios e milagres que Ele faça, quase sempre recai sobre nós a tentação de duvidar do poder e das promessas de Deus. Para cumprir esta ordem se faz necessária uma vida de intensa oração e, novamente, o exercício da fé carismática.

                "Não desanimeis": à medida que o tempo vai passando, parece que o entusiasmo pela missão vai diminuindo. Se esta tentação não for renunciada a tempo, acaba-se vendo servos prostrados e abatidos, tristes e murmurantes. Deus não deseja isto para seus filhos, por isso nos exorta a não desanimarmos. E para cumprir esta ordem, deve-se também cultivar a vida de oração, sobretudo a de louvor, além do dom da fortaleza.

                "Prossigam, prossigam, prossigam!": o Senhor é enfático neste ponto. Ele deseja que, não importando nosso nível espiritual ou o tamanho de nossa missão, continuemos a caminhar decididamente, sempre com o olhar direcionado para a nossa meta, que é o próprio Cristo (cf. Fl 3,12-16). Parar, neste caso, significa morrer, ainda que espiritualmente. Somos impulsionados pela força do Espírito Santo a andar sempre para frente, sem nos prender a erros ou glórias do passado.

                "Vossa luz chegará até os confins da terra": a grande promessa de Deus para a RCC nestes tempos. Cristo nos instituiu como luz do mundo (cf. Mt 5,14), mas esta luz não brota de nós: é a própria presença do Espírito Santo em nosso meio. Esta promessa nos diz que nós levaremos Deus até às pessoas mais distantes, fisicamente ou não. O Senhor deseja resgatar todas as suas criaturas e quer usar de nós para tal fim.

                A Renovação Carismática Católica tem a vocação de ser o espelho de Pentecostes. Que na Festa do nascimento da Igreja, em maio, possamos imitar os discípulos: tendo recebido o Espírito Santo, saíram às ruas para pregar o Evangelho e resgatar almas para Deus. Que nesta Festa de Pentecostes a RCC do Tocantins possa assumir verdadeiramente sua vocação, pois ser Pentecostes é ser missionário.


Delvandro Vinagre de Lima
Coordenador Estadual da RCC Tocantins

tocantins@rccto.org.br


LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/iv

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.