RCC Tocantins
18/07/2007 - 00h00m

Por que os judeus odiavam os samaritanos?

 
Os samaritanos eram discriminados no tempo de Jesus, e odiados pelos judeus da Judéia, por uma razão muito antiga, que passo a explicar.

Após a morte do rei Salomão, cerca de 900 anos antes de Cristo, o seu filho Roboão e Jeroboão se desentenderam e dividiram o povo judeu em dois reinos: 10 tribos ficaram no norte do país sob o reinado de Jeroboão, com a capital em Samaria, e duas tribos (Judá e Benjamin) ficaram no sul, sob o reinado de Roboão, filho de Salomão, com capital em Jerusalém.

No ano de 722 antes de Cristo, o reino da Samaria foi vencido pelo rei da Assíria, Assurbanipal, e o povo foi levado para a Assíria em cativeiro.

Durante este tempo, povos pagãos, não judeus, vieram para a Samaria, e houve muitos casamentos mistos de judeus que permaneceram em Samaria (nem todos foram para o exílio) com pessoas pagãs. Isto era proibido pela lei de Moisés; por isso o povo de Jerusalém, chamados de judeus, odiavam os samaritanos. Não os consideravam mais judeus por terem se misturado com povos não judeus.

Prof. Felipe Aquino
Fonte: Cleofas

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/kr

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.