RCC Tocantins
05/06/2007 - 00h00m

Por que celebrar Corpus Christi?

 
Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi é celebrado sempre na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O Papa Urbano IV ainda antes de ser papa recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon (canonizada em 1599 pelo Papa Clemente VIII) que retratavam um disco lunar dentro do qual havia uma parte escura. Isto foi interpretado como sendo uma ausência de uma festa eucarística no calendário litúrgico para agradecer o sacramento da Eucaristia.

O Papa Urbano IV instituiu a festa através da Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264. Corpus Christi tomou seu caráter universal definitivo, 50 anos depois de Urbano IV, a partir do século XIV, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXIII publicou esse Corpus Júris com o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.
Em 1983, o novo Código de Direito Canônico – cânon 944 – mantém a obrigação de se manifestar ‘o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia’. Cabe ao Bispo Diocesano escolher a melhor maneira de fazer isso, garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação.

Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.

Fonte: MonteSião

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/jP

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.