RCC Tocantins
31/08/2007 - 15h51m

Patriarca ortodoxo aprova decisão do Papa de favorecer missa em latim

 
O patriarca ortodoxo de Moscou e de todas as Rússias, Aleksej II, em entrevista publicada ontem, pelo jornal italiano "Il Giornale", qualificou como "positiva" a decisão de Bento XVI, de favorecer a celebração da santa missa em latim.

"A recuperação e a valorização da antiga tradição litúrgica é um fato que nós acolhemos positivamente" - disse o patriarca russo. Aleksej II afirmou que "sem a fiel tutela da tradição litúrgica, a Igreja ortodoxa russa não poderia resistir à época das perseguições" nas décadas de 20 e 30 do século passado.

Em 7 de julho passado, foi apresentado o "Motu Proprio" de Bento XVI, com o qual se facilita a celebração da missa em latim, que nunca foi juridicamente suspensa.
As relações entre a Santa Sé e os ortodoxos russos continuam complicadas. Acerca de uma possível reunião com Bento XVI, o patriarca Aleksej II disse que, caso venha a se realizar, "deverá ser um encontro que sirva verdadeiramente para consolidar" as relações entre ambas as Igrejas.

"Este encontro - declarou Aleksej II - deve ser bem preparado, para evitar o risco que seja a ocasião para tirar algumas fotos ou aparecer juntos diante das câmeras de televisão."

Para que ocorra o esperado encontro, Aleksej II reiterou, uma vez mais, que devem ser superadas as principais dificuldades, entre as quais, que bispos e missionários católicos deixem de considerar a Rússia como "terra de missão".


Fonte: Radio Vaticano


LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/7x

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.