RCC Tocantins
03/07/2007 - 14h44m

Partilha do IV Encontro de Sexualidade e Afetividade - Palmas

 
Começamos a nos reunir no dia 15/05 na casa da Raquel para a preparação deste encontro. Durante todo esse tempo, Deus foi enchendo nosso coração de uma grande alegria; em uma das muitas promessas feitas por Ele durante os momentos de oração, Ele dizia q seria um Encontro muito desejado pelo Senhor e que seria um dia de muitas graças na vida dos que ali estariam! Acreditamos naquilo que nos disse o Senhor e sabemos que Ele cumpre as suas promessas. E foi isso que aconteceu no dia 24/06 na Casa de Maria: UM DIA DE GRAÇA!!!!!

O ESA iniciou as 08:00 com o santo Terço, rogando a poderosa intercessão da Imaculada Virgem Maria! E nossos olhos foram contemplando as maravilhas que Deus já estava fazendo naquele lugar. A chegada de tantos jovens, e jovens de todas as idades: 15. 20, 30, 40 e até 50 anos! Sem falar na doce presença de muitas crianças que se divertiram na casa de brinquedos montada para elas. Foi um domingo de família!

Primeira pregação: Diácono Ricardo Frade (Arquidiocese de Palmas/ Psicólogo): "Afetividade – Conhecendo a mim e aos outros". Ele nos falou da forma com que nossa afetividade esta machucada e muitas vezes deturpada por definições q foram sendo implantadas em nós desde a nossa infância. Da forma em que os namoros tem sido formados e caminham de maneira onde um não conhece profundamente o outro; onde o medo da intimidade tem formado casais superficiais e suscetíveis a mágoas, feridas e brutas separações. Onde as nossas vinculações sentimentais (família, amigos, namorados (as)) tem sido formadas em nosso consciente de maneira deturpada e acabam se misturando, e não se completando, como deveria de fato acontecer. Falou de uma maneira muito simples da forma em que os namorados devem tratar suas namoradas (e vice-versa). .. Enfim, quantas coisas Deus fez em nossas vidas a partir deste "auto-conhecimento" . E nosso Diácono terminou sua pregação com uma linda bênção sobre todos os presentes.

Segunda pregação: Lourdinha (Shalom) - Sexualidade no Plano de Deus - A Lourdinha trouxe até nós os sonhos de Deus para nossa vida no âmbito da sexualidade. Muitos se questionaram sobre tudo o que estava sendo dito, pois atualmente, a sexualidade humana tem sido colocada na posição de algo impuro, sujo, vergonhoso.. .E ao ser mostrado que Deus tem planos de amor para a nossa sexualidade, que o ato sexual é algo sagrado, é onde os corpos humanos glorificam plenamente o nome do Senhor Deus, muitos preconceitos foram quebrados. O assunto foi ficando mais sadio e o sentimento que se tinha era que agora poderia se dizer que a sexualidade humana não é algo a ser vulgarizado e manchado pelo mundo. É algo que, feito no leito conjugal, é um momento de amor à Deus! A Lourdinha resumiu todo o plano de Deus em uma linda frase: "Homens, sejam HOMENS! Mulheres sejam MULHERES! Quando isso começar a acontecer em nossas vidas, quando assumirmos essa verdade perceberemos que o plano de Deus estará se tornando realidade!”.

Terceira pregação: Diácono Anderson (Canção Nova) - Afetividade e Sexualidade - O que pode e o que não pode na visão da Igreja – Neste tema, foi abordado, de uma maneira direta e com um vocabulário próprio dos jovens, assuntos relacionados a paquera, namoros, “ficar”, transar, conversas entre grupos...enfim, tudo o que envolve o mundo dos jovens nos dias atuais. Foi colocado a nós, o que o mundo “joga” no coração dos jovens e como eles tão facilmente guardam como algo quase sagrado. A maneira como a afetividade e a sexualidade tem sido transformadas em lixo mundial, como dizia o diácono: “em lixo global!” Como nossa juventude tem se conformado a viver e participar “ativamente” de um mundo de modismos, futilidades, humilhações, mentiras... e como tudo isso tem causado grandes marcas na vida de cada um deles. Como essa vida de lixo tem formado pessoas cada vez mais problemáticas, pessoas sem perspectivas de felicidade, pessoas deturpadas e vidas marcadas por um passado vivido a base de lixo e formando pessoas desnutridas espiritualmente. Foi uma pregação no estilo de alegria, muitas gargalhadas, mas de uma profundidade ímpar!

MOMENTO TIRA-DÚVIDAS: Pe. Josiano (D. Orione), Charles e Maria Helena (Comunid. Sagrada Família), Diác. Anderson (Canção Nova), Edria (Comunid. Sementes do Verbo) e Dr. Eduardo (médico e participante do GPP).

Neste momento, foi feita a separação de meninos e meninas. Foram formados grupos com a presença de um monitor da equipe, que motivavam os jovens a fazerem perguntas que seriam respondidas pelos convidados do ESA. E para nossa grande surpresa e alegria, os jovens se manifestaram de uma maneira fortíssima sobre tudo aquilo que foi dito nas pregações, mas principalmente sobre tudo (e TUDO mesmo!) o que diz respeito a sexualidade e afetividade.

Assuntos como: Castidade, Camisinha e Igreja, Relações Sexuais, Traição, Matrimônio, DST, Hormônios Sexuais, Anticoncepcionais, Celibato, Orgasmo, Namoro e Sexo, foram alguns do temas que nortearam este momento. O que mais nos surpreendeu foi à maneira direta com que as perguntas foram feitas, mostrando a necessidade de se falar no assunto; a necessidade de se construir diálogos diretos com os jovens sobre os temas acima, e de como nossa Igreja Santa e Católica tem direcionamentos sobre isso a serem passados aos pequeninos de Deus.

O sentimento que me vinha ao coração, era o de, como nossos jovens têm sede de conhecimento das coisas de Deus, e que muitas vezes nos calamos diante desta realidade. E é nesse momento de omissão, que o mundo vem com seus programas de TV onde o sexo é falado de forma aberta, onde as revistas, a Internet têm educado nossos jovens com sua verdade e nós cristãos continuamos guardando Deus para nós!

O IV ESA terminou com o momento máximo de nossa vida cristã, a Santa Missa, celebrada por nosso amigo, Pe. Josiano, onde durante sua homilia tratou do tema e lema do encontro:

TEMA: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados”.(Ef. 5, 1)
LEMA: “Recomeçar, dar um novo sentido a vida”

O padre falou de maneira muito profunda da responsabilidade que nós devemos ter ao assumirmos uma vida afetiva e sexual longe de Deus. Onde Deus nos deixa livres para termos ou não Sua presença, porém, que devemos ser homens e mulheres fortes para vivermos as conseqüências de uma sexualidade desregrada e capazes de admitirmos, como o filho pródigo, que erramos contra Deus e clamarmos por sua misericórdia. Porque, ao contrário do mundo, Deus, Pai misericordioso, nos acolhe quando estamos feridos e machucados e nos cura para recomeçarmos uma vida nova e darmos um novo sentido a vida!

Meus irmãos, este foi o IV ESA, um encontro que deixou gostinho de saudade em todos que naquele 24 de junho de 2007, viveram um dia de paz, alegria e profundo mergulhar na presença do Senhor Deus.
Esperamos que esta proposta não morra ou fique na saudade, mas que se transforme em realidade em nossas paróquias, grupos jovens e principalmente, em nossas famílias.

Elinha de Jesus
Ministério de Comunicação Social - RCC Palmas

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/5F

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.