RCC Tocantins
11/08/2008 - 14h14m

Papa pede o cessar fogo das ações militares na Georgia

 

Na oração do Ângelus deste domingo, 10, o Santo Padre o Papa Bento XVI, fez um premente apelo pela situação na Ossetia do Sul. O Papa expressou a sua profunda preocupação "pelos trágicos eventos que estão se verificando na Geórgia e que, a partir da região da Ossetia do Sul, já causaram muitas vítimas inocentes e obrigaram um grande número de civis a deixar as suas casas".

"É meu vivo desejo e aspiração que cessem imediatamente as ações militares e que todos se abstenham, também em nome da herança cristã comum, de ulteriores confrontos e retorsões violentas que podem degenerar num conflito de proporções ainda mais vastas. Retome-se resolutamente o caminho das negociações e do diálogo respeitoso e construtivo, evitando assim dilacerantes sofrimentos àquelas queridas populações", disse o Papa.

"Convido também" continou, "a Comunidade internacional e os países mais influentes na atual situação a desenvolverem todos os esforços para sustentar e promover iniciativas visando alcançar uma solução pacífica e duradoura, a favor de uma convivência aberta e respeitosa. Juntamente com os nossos irmãos ortodoxos, rezemos intensamente por estas intenções, que colocamos confiadamente nas mãos da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Jesus e de todos os cristãos".

"Sociedade do bem-estar"

Prosseguindo, o Santo Padre fez uma reflexão sobre os riscos do vazio que comportam certos aspectos da "sociedade do bem-estar". Em muitas partes da terra "a Igreja se encontra penando para seguir adiante não obstante o vento contrário e parece que o Senhor esteja muito distante, mas o Evangelho nos dá resposta, consolação e encorajamento e, ao mesmo tempo, nos indica o caminho”, disse o Papa.

"Cristo estende-nos a mão como aos discípulos", acrescentou o Papa, e "somente se nós segurarmos a mão do Senhor, se nos deixarmos conduzir por Ele, nosso caminho será um caminho reto e bom". Por isso, queremos pedir ao Senhor que consigamos sempre encontrar a sua mão e, ao mesmo tempo, nessa oração há também o convite a fim de que em seu nome estendamos a nossa mão aos outros, àqueles que precisam dessa mão estendida para conduzi-los pelas águas da nossa história.

Aos Jovens

Depois, prosseguiu a sua reflexão com um convite forte e afetuoso aos jovens, a não perderem de vista a alegria verdadeira atrás de falsas miragens de prazer.

Bento XVI recordou os "rostos alegres de tantos jovens de todas as partes do mundo" reunidos em Sydney, que sentiram "a autêntica alegria de encontrar-se e de descobrir juntos um mundo novo", "sem ter tido necessidade de recorrer a modos inconvenientes e violentos, ao álcool e a substâncias entorpecentes".

O Papa ressaltou isso pensando com pesar naqueles jovens que caem vítima de "falsas evasões, vivendo experiências degradantes que não raramente desembocam em tragédias". O Santo Padre analisou os motivos: "Esse é um típico produto da atual chamada "sociedade do bem-estar" que, para preencher um vazio interior e a monotonia que o acompanha, induz a tentar novas experiências, mais emocionantes, mais extremas".

"Referi-me aos jovens porque são os mais sedentos de vida e de novas experiências, e por isso também os que mais correm risco. Mas a reflexão vale para todos: a pessoa humana se regenera verdadeiramente somente na relação com Deus, e Deus o encontramos aprendendo a escutar a sua voz na quietude interior e no silêncio".

Bento XVI também expressou sua gratidão pelo período de repouso e meditação em Bressanone, no nordeste da Itália, onde permanece até hoje, 11. E ressaltou o benefício dos dias de repouso que "nos conduz do lugar de repouso à vida cotidiana", recordando o evangelho do dia. "Conta-nos, explicou o Pontífice, como após a multiplicação dos pães o Senhor vai para a montanha para permanecer sozinho com o Pai. Por sua vez, os discípulos estão no lago e com a sua mísera barca tentam inutilmente resistir ao vento contrário".

Saudações 

Nas saudações finais o Papa recordou os peregrinos presentes provenientes das diversas comunidades paroquiais da Diocese de Bolzano-Bressanone, bem como os jovens e as famílias de outras dioceses italianas. A todos agradeceu pelo afeto e, em particular, aos jornalistas e aos agentes dos meios de comunicação que o acompanharam durante suas férias em Bressanone. Recordamos que Bento XVI retorna hoje, 11, para a residência pontifícia de verão de Castel Gandolfo, localizada a cerca de 30Km de Roma.

Fonte: Radio Vaticano

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/aO

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.