RCC Tocantins
12/06/2009 - 13h22m

Palmas Celebra festa do Corpo e Sangue de Jesus Cristo

 
Jrosário

Mais de três mil fiéis se reuniram na noite de ontem, Quinta-Feira, 11, na Catedral do Divino Espírito Santo para a celebração da Festa do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Na Santa Missa celebrada por Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Palmas, também estiveram presentes todos os padres, diáconos e seminaristas da Arquidiocese. As Comunidades de Vida, Congregações Religiosas, Movimentos e Instituições de Ensino ligadas a Igreja também fizeram presença.

O Arcebispo iniciou a homilia com um louvor em agradecimento ao povo participante, aos organizadores da festa, e pelo desejo de vivência cristã que se faz presente no coração das pessoas. Com falas fundamentadas nos ensinamentos de Santo Agostinho, Dom Alberto pediu a todos uma maior atenção e esforço para a profunda vivência da Eucaristia, e disse ser está uma das necessidades mais urgentes para a Igreja e o mundo atual. “Não vamos à Missa para ficarmos como expectadores distantes, mas como irmãos e como filhos, nós nos aproximamos desta mesa do Pão Vivo e Verdadeiro, do Corpo de Cristo que sustenta a nossa vida, afim de que comungando da Eucaristia sejamos comunhão para as outras pessoas.” – explicou o bispo.

A Celebração também foi marcada pela tradicional procissão de Corpus Christi, que pelo segundo ano consecutivo aconteceu no estacionamento da Praça dos Girassóis. Durante toda a manhã, mais de duzentas pessoas movimentaram o estacionamento em frente à Catedral, transformando materiais como serragem, areia, pedra, tinta, isopor e muitos outros, em verdadeiras obras de arte. Trinta e dois tapetes seqüenciados cobriram o trajeto de quatrocentos e cinqüenta metros que foi percorrido na procissão. As quatro bênçãos dadas por Jesus Eucarístico durante o percurso, foram este ano direcionadas paras as fragilidades sociais mundiais, para as famílias, para as vocações, em especial a Juventude, assim como para as intenções pessoais.

“Primeiramente o agradecimento, o louvor a Deus, por este povo que se deixa inspirar pelo Espírito Santo. E o desejo que a Eucaristia, que é expressa de forma tão bonita nestas obras de artes, de cultura popular, possa produzir frutos na vida de todas as pessoas.” – Disse Dom Alberto Taveira, que durante a manhã, acompanhou o trabalho realizado pelos fiéis. Além de contribuir para a valorização da Eucaristia, o Arcebispo vê no evento uma maneira de se realizar um dos objetivos da Igreja: Formar.

Novidades

Ao final, Dom Alberto surpreendeu os presentes ao dizer que durante suas orações pessoais na intenção da festa de Corpus Christi em Palmas, surgiu em seu coração, também por inspirações dos escritos de Santo Agostinho o desejo de intensificar a celebração. Em 2010, na festa do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, será realizado um grande evento intitulado “Cristo Total”. Segundo o Bispo, a programação possuirá três diferentes fases que incluirão artes cênicas, dança, música, Celebrações Eucarísticas e a tradicional procissão feita a partir de uma nova dinâmica. Com alegria, a assembléia acolheu o projeto com uma grande salva de palmas.

Dom Alberto Taveira lembrou ainda a abertura do Ano Sacerdotal, convocado pelo Papa Bento XVI por ocasião do 150º aniversário da morte do Santo Cura de Ars. Lembrou aos fiéis que em sua abertura, dia 19, festa do Sagrado Coração de Jesus, todos terão oportunidade de lucrar Indulgência Plenária.

 

Jeferson Rosário

Ministério de Comunicação Social / RCC Palmas

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/ca

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.