RCC Tocantins
09/10/2007 - 16h56m

Outubro, mês das missões

 
“Todas as Igrejas para o mundo inteiro”. É este o tema escolhido por Bento XVI para o Dia Missionário Mundial, celebrado a 21 de Outubro. No mês por excelência dedicado à Missão Universal da Igreja, o mês de Outubro, os Institutos Missionários ‘Ad Gentes’ (IMAG) apresentam em www.opf.pt, alguns instrumentos de trabalho colocados à disposição das dioceses, paróquias, Institutos Missionários e todos os que partilham da Missão, para a melhor vivência deste mês. Os documentos estão disponíveis para download.

Um itinerário onde se encontram reflexões para cada semana e propostas celebrativas: Vigília Missionária, Rosário Missionário, Via Sacra e preces diárias são algumas das propostas no Guião «Outubro Missionário».

A proposta quer valorizar o empenho missionário das crianças. Nesse sentido, as Obras Missionárias Pontifícias lançam um pequeno projeto para difundir mais a Obra da Infância Missionária.

D. Manuel Quintas, Presidente da Comissão Episcopal das Missões sublinha, numa mensagem a necessidade, também do Congresso Missionário Nacional agendado para Setembro de 2008, “fomentar e fortalecer a vivência da dimensão missionária da Igreja em Portugal”.

A decisão de realizar um Congresso Missionário Nacional “pretende responder ao desejo de proporcionar à Igreja em Portugal alguns elementos para o aprofundamento e a revitalização da sua característica marcadamente missionária”. Esta será também uma oportunidade para responder ao apelo que Bento XVI lança a toda a Igreja na sua mensagem para o Dia 21 de Outubro: “tomar mais profunda consciência do mandato missionário confiado por Cristo aos apóstolos e elaborar itinerários espirituais e formativos apropriados, que favoreçam a cooperação entre as Igrejas e a preparação de novos missionários, para a difusão do Evangelho neste nosso tempo”.

O Pe. José Manuel Sabença, Presidente dos IMAG afirma que “a Missão é de cada um e é de todos”, sendo essencial celebrar cada domingo e “particularmente nos domingos do mês de Outubro, a urgência missionária que nos incumbe como cristãos e que nos constitui como Igrejas, comunidades vivas, dinâmicas, animadas e animadoras, capazes de serem no mundo testemunhas de esperança, sinal e ação de Deus e do Seu Amor no meio dos homens, dos pobres, das crianças, dos refugiados e imigrantes”.

“Os Institutos missionários, para além de serem uma presença de Igreja, em sinal de comunhão e solidariedade juntos dos mais pobres e pequenos, longe da sua terra, exercem também uma ação importante de animação missionária junto das comunidades cristãs do país, sensibilizando a juventude para o voluntariado e a vocação, alertando a sociedade civil para as desigualdades sociais” e dão conta do trabalho que os missionários fazem em países mais pobres, “formando uma consciência laical missionária mais viva pela criação e acompanhamento de grupos missionários, convidando uns e outros, incluindo dioceses e congregações religiosas, à partilha e à solidariedade com outras igrejas irmãs”


Fonte: Agência Ecclesia


LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/85

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.