RCC Tocantins
30/08/2007 - 00h00m

O padre pode celebrar mais de uma Missa por dia?

 

Queridos Irmãos, Pax Domini.

Lendo alguns artigos desse site sobre liturgia, deu-me a entender que o sacerdote só pode celebrar uma missa por dia. Mas eu já vi um sacerdote celebrar duas missas, uma após a outra, no mesmo dia. Por que motivo existe essa norma? Há algum indulto onde ocorre a escassês de sacerdotes? Um grande abraço. Odair.

Caríssimo sr. Odair,

Obrigado por sua pergunta.

Sim, é isso mesmo, o sacerdote só pode oferecer uma Missa por dia, ordinariamente. Celebrar mais de uma se chama de "binação".

Pois bem, o padre só pode "binar" quando o Bispo ou seu superior - caso seja membro de um instituto de vida consagrada ou sociedade de vida apostólica - autoriza, normalmente nos Domingos e dias de preceito. Deve ser por isso que o senhor viu um mesmo sacerdote oferecer mais de uma Missa no mesmo dia.

Além disso, na Páscoa, o sacerdote pode celebrar duas Missas, sem precisar de autorização: a Solene Vigília Pascal e a Missa do Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor. Também no Natal e em Finados ocorre o mesmo: e mais do que duas Missas, todo padre pode oferecer três Missas nesses dias!

Em Cristo,

Dr. Rafael Vitola Brodbeck

Fonte: Veritatis Splendor

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/kX

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.