RCC Tocantins
21/08/2007 - 00h00m

O meu alimento é fazer a vontade Daquele que me enviou (Jo 4-34)

 
Amados irmãos, eu tenho meditado constantemente sobre o que Deus quer de mim, o que Deus espera da RCC no Tocantins. A palavra de Deus bem refletida mexe com o nosso ser, nos faz mergulhar em nossas entranhas, no mais profundo do nosso ser. Gostaria que refletíssemos um pouco sobre a nossa existência.

O livro de Gênesis nos narra:
“Façamos o homem a nossa imagem e semelhança”. (Gen 1-26)

Participamos de tantos encontros que nos falam do amor de Deus, e de que esse amor liberta. Não restam dúvidas de que somos a imagem e semelhança de Deus, somos amor, somos missão, somos graça. Eu e você somos chamados a semear, pense nisso.

Precisamos nos abandonar nesta verdade, eu sou de Deus, eu sou a sua imagem e semelhança, não dá para ficar como estamos muitas vezes, presos, insatisfeitos, doentes.

A fraqueza tem se tornado o Deus de muitos homens e mulheres, usamos muito dessa expressão: Eu sou humano, e não conseguimos encarar a realidade na pessoa de Jesus.

O evangelho de São João nos narra:
“O verbo se fez carne e habitou entre nós”. (Jo 1-14)

Deus se fez presente no Filho, e no seu testemunho Jesus nos mostra que em tudo podemos vencer. Jesus cumpriu seu papel, realizou sua missão, venceu o pecado, a morte, a perseguição, o desânimo. Somos suas testemunhas, no momento em que deixamos que o Espírito Santo nos conduza. Não restam dúvidas de que se nós nada estamos fazendo ou se o pouco que fizemos já nos trouxe o cansaço, é porque não temos deixado o Espírito Santo nos conduzir.

Não sejamos fracos, não busquemos méritos, não esperemos que o tempo passe, e que depois fique em nossos corações o sentimento de arrependimento, ou carregamos aquela frase sem valor algum: eu perdi muito tempo, agora vou lutar, vou recomeçar. Não existe recomeço, precisamos fazer de nossa vida um eterno servir, que se canse de nós os maus espíritos, preguiça, desânimo, cansaço, comodismo e tantos outros que têm se apossado do povo escolhido.

Eu tenho atendido muitas pessoas que para mim foram exemplos de fé, de missão, de serviço, de filho, de pai, mas que por diversas razões hoje estão distantes. É lamentável este fato, é vergonhoso e assustador. Nada pode nos afastar das obras de Deus, do serviço, da missão, da fé, da comunidade, da família. Somos capazes de vencer, somos eleitos para vencer, tem uma multidão se perdendo, mas eu e você precisamos carregar em nosso coração a certeza de que somos capazes de resgatar os que partiram.

Olhemos para frente, encaremos as realidades destrutivas de hoje, como se elas nada pudessem diante de nós, e de fato não podem, se nos deixarmos guiar pelo Espírito Santo.

Outra realidade tem enfraquecido os escolhidos de Deus, o orgulho, a ganância, o desejo do ter, do querer. Muitas pessoas têm partilhado que já não tem tempo para orar, para servir, pois resolveram investir em si próprio, através dos estudos, cursos, formações profissionais. E que depois nem mesmo conseguem desfrutar de tudo isto. Pois uma alma sem Deus, sem oração, sem missão, é uma alma perdida, sem vida.

Não podemos buscar nos bens, nas pessoas a realização de sonhos e projetos, e sim em Jesus, que é a força, e a certeza de que tudo o que sonhamos e buscamos por sua vontade, Ele nos concederá. A própria escritura nos exorta no evangelho de São Mateus. “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo mais vos será concedido”. (Mt 6-33)

Não tenhamos pena, vergonha de gastarmos nossa vida pela missão, pelo irmão.

Deixo aqui meu testemunho:

Eu nasci em um berço de família muito pobre, humilde, simples, mas de um coração cheio de caridade e amor ao próximo. Meus pais nunca tiveram condições de estudar, no entanto nunca nos deixou faltar à dignidade.

Cresci na proteção de minha mãe e no abandono de meu pai, um homem digno, justo, no entanto dominado num espírito de bebedeira, o tempo foi passando, me tornei adulto, responsável, e a cada etapa de minha vida aquele homem justo que era meu pai se distanciava de mim e de minha família. Casei aos 22 anos, em 1996, em 1998 tivemos a nossa primeira filha Larissa, em poucos meses do seu aniversário meus pais se separaram, ali parecia que algo se separava de mim e me deixava com pouca esperança. Entre eu e meu pai não havia brigas, porém também não havia sinais de amor, vivíamos como estranhos.

Eu já participava da comunidade, Grupo de Oração, já conhecia Jesus e Seu amor por mim, mas o orgulho ainda superava a graça de Deus em mim. Em janeiro de 2001, eu estava passando por uma crise financeira muito grande, minha esposa estava grávida do Thiago, nosso segundo filho. Fomos convidados a participar em um encontro para servos em uma chácara no fim de semana, lá eu conversava com Deus e pedia para ele a graça de um salário mais digno, que me desse condições de uma vida melhor. Na terça-feira após o retiro, meu superior me convoca logo cedo a estar em sua sala, e ali me fazia uma proposta de salário, três vezes mais do que eu ganhava, e me propôs que eu viesse para o Tocantins, mas o meu orgulho não me permitiu enxergar a resposta de Deus e coloquei-me em questionamento: largar tudo, minha família, amigos , grupos da comunidade. Não era isto Deus que eu queria. Porém a ganância era maior e pelo dinheiro dei meu sim.

O tempo foi passando e eu crescia em bens materiais, que era consumido de forma rápida. Mas o Espírito de Deus nunca me deixou sozinho e num período de pouco tempo decidi dar o meu sim a Deus e assumir o meu chamado, que só pude entender pela graça que Deus me concedeu de estar vazio, seco diante da realidade que eu vivia, do desejo do ter e poder. Meu sim começou em um Grupo de Oração e se espalhou no serviço da comunidade, catequese, ministro da Eucaristia e outros. A vontade de Deus me dominava, passei por diversas lideranças, coordenações, e quando percebia na minha vida, graças e mais graças eram alcançadas, a libertação de meu pai, o ingresso na faculdade, um salário digno, meu carro, minha casa e tantas outras curas, milagres e prodígios ao meu redor.

Meu sim sincero a Deus mudou minha vida, fez de mim uma nova pessoa. As perseguições continuam a tentar minha vida, mas a graça de Deus pelo desejo que tenho de servi-lo me faz vencer e destruir os males que tentam consumir a mim e aos meus.

Ânimo irmãos, coragem, ousadia, entregue sua vida, entregue seus sonhos, seus projetos, sua família a Deus e verás o quanto é feliz quem a Ele confia todo seu ser.
Hoje eu tenho a graça e alegria de poder dizer a todos e a Deus: o meu alimento é fazer a vontade Daquele que me enviou. Entre tantas coisas que Ele me propõe, resta a eu dizer: eis me aqui Senhor, faz de mim teu missionário.

Que o Espírito Santo liberte sua alma de toda opressão e te faça livre para fazer a vontade de Deus.

Nossa Senhora da Natividade, rogai por nós!


Fraternalmente,

Delvandro Lima
Coordenador Estadual da RCC Tocantins

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/kP

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.