RCC Tocantins
05/08/2019 - 23h14m

O AMOR QUE NOS LEVA A PERSEVERAR E CONFIAR

 
Divulgação
Perseverar  e confiar
Perseverar e confiar

Em meio a uma sociedade marcada por tantos questionamentos, que nos fazem por muitas vezes querer desistir de tudo, somos chamados por um Amor maior que não o vemos, mas o sentimos e experimentamos. E esta experiência é que nos basta.

A Exortação Apostólica Familiaris Consortio de Sua Santidade, João Paulo II, ao episcopado, ao clero e aos fiéis de toda a igreja católica sobre a função da família cristã no mundo de hoje, nos diz que, â??a caridade ultrapassa os próprios irmãos na fé, porque todo  homem é meu irmão»; em cada um, sobretudo se é pobre, fraco, sofredor e injustamente tratado com caridade sabe descobrir o rosto de Cristo e um irmão a amar e a servir. Ã? nesse sentido, que somos imbuídos por uma graça que vem ao nosso encontro quando estamos abertos para servir o outro com caridade fraterna. O Espirito Santo nos ilumina cada vez mais nos doando seus dons para sermos esses membros vivos, que transmitem a alegria do Cristo Ressuscitado. Somos e temos a graça de sermos uma família cristã que esteja atenta cada vez mais a viver essa experiência do grande Amor.

E quando nos limitamos dentro de nossas essências, e iniciamos nossos trabalhos com todas as forças que temos, vamos à frente, às vezes sem medo de errar, pois, até mesmo os erros ocasionados durante a nossa caminhada nos farão crescer e amadurecer, e assim teremos mais forças para prosseguir, evitando erros anteriores.

Assim, acontece com todo o ser humano que inicia uma trajetória rumo a um grande objetivo, que muitas vezes parece estar bem distante, porém está dentro de nós e não percebemos. Santo Agostinho nos ensina, â??Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão novaâ?¦ Tarde Te amei! Trinta anos estive longe de Deus. Mas, durante esse tempo, algo se movia dentro do meu coraçãoâ?¦ Eu era inquieto, alguém que buscava a felicidade, buscava algo que não achavaâ?¦ Mas Tu Te compadeceste de mim e tudo mudou, porque Tu me deixaste conhecer-Te. Entrei no meu íntimo sob a Tua Guia e consegui, porque Tu Te fizeste meu auxílio. Tu estavas dentro de mim e eu foraâ?¦â?.

Iniciar, lutar, crescer, cair e prosseguir é o nosso chamado a sermos vencedores, apesar dos obstáculos; nos apresentar ao Senhor em todo o tempo no decorrer de nossa jornada, nos fará fortes, homens e mulheres de Deus que se lançam em alto mar, como a música nos leva a orar:

â??Não dá mais pra voltar, o barco está em alto mar
Não dá mais pra voltar, o barco está em alto mar

Não dá mais pra negar
o mar é Deus e o barco sou eu
E o vento forte que me leva pra frente
é o amor de Deus.

Não dá nem mais pra ver o porto que era seguro
Eu sou impulsionado a desbravar um novo mundo.�

Jornada essa, que alimenta o nosso ser, nossa essência para termos coragem a chegar à simples conclusão chamada ou até mesmo denominada de PERSEVERANÃ?A.

Se acreditarmos, realmente, naquilo que se encontra dentro de nossa essência, acharemos as formas e os modos corretos de perseverar e deixar de lado algo que antes seria importante. Porém, agora se torna insignificante â??Desistirâ? e â??Desanimarâ? por não fazer parte mais de nossos pensamentos, pois apesar dos inúmeros obstáculos que enfrentamos, temos a convicção de perceber todas as qualidades frutuosas dessa jornada. Então, quando nos limitarmos dentro de nossa essência, possamos observar as coisas boas que nos fazem amadurecer e crescer, assim as dificuldades se tornarão efêmeras diante da grandeza que provém da bondade que brota do coração do ser humano, que cada vez mais busca reencontrar com o grande Amor.  

Temos o colo da Mãe, que nos acalenta e nos socorre. Ela que soube fazer a vontade do Pai, nos ensina a orar e silenciar, a confiar e a se entregar, para realizarmos os planos de Deus através de nossas atitudes e ações.

No Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, escrito por São Lucas, temos a alegria de sermos obedientes à Palavra do Senhor, Caminho certo e seguro. E assim, como família cristã possamos avançar cada vez mais para águas mais profundas, confiantes na Misericórdia do Senhor.

Padre Tiago Augusto Messias

Diocese de Porto Nacional â?? Tocantins

Pároco da Paróquia de São José â?? Dianópolis

Coordenador do Ministério Cristo Sacerdote RCC-Tocantins

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/z2

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.