RCC Tocantins
20/08/2008 - 15h25m

Novos bispos para o Tocantins

 

O Estado de Tocantins tem agora dois novos bispos, após a ordenação episcopal de Dom Philip Dickmans, como bispo de Miracema do Tocantins, e de Dom Matias Kujawski, bispo coadjutor de Porto Nacional. As ordenações aconteceram na noite de 15 de agosto, durante Santa Missa, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Alberto Taveira, na Praça dos Girassóis.

Os católicos de Palmas bem representaram a arquidiocese, entretanto receberam mais de 500 fiéis que vieram em caravana de todo o Tocantins, de várias partes do país e dos paises de origem dos novos bispos, todos para participar da celebração. Ao todo, estiveram presentes 96 padres, 38 diáconos, 80 seminaristas e 10 bispos. O governador Marcelo Miranda, o prefeito de Palmas, Derval de Paiva, e demais autoridades também compareceram à celebração.

Em uma cerimônia de três horas de duração, repleta de cânticos e ritos simbólicos, os novos bispos foram interrogados diante do povo quanto à sua fé e missão, prostraram-se diante do arcebispo Dom Alberto Taveira em sinal de humildade e receberam os símbolos episcopais: o solidéu (gorro violeta), a mitra (chapéu com pontas), o anel e o báculo (cajado) pastoral.

O arcebispo ressaltou que é a primeira vez que acontece uma ordenação no Estado. "Essa é uma data única para a Igreja Católica daqui e marca a santa missão dos novos bispos dentro da vida sagrada". Dom Alberto destacou também a importância da ordenação. "Sem dúvidas os dois serão fundamentais para o encaminhamento das questões da Arquidiocese".

Para o novo bispo Dom Dickmans, sua missão tem como objetivo a criação da família diocesana, das infra-estruturas necessárias para o normal funcionamento da cúria diocesana, para além da assistência espiritual das comunidades do interior.

Dom Kujawski enfatizou que atuará como coadjutor em Porto Nacional para auxiliar Dom Geraldo Gusmão, que no próximo ano completa 75 anos, idade de aposentadoria dentro da vida episcopal. "Sinto-me feliz, comprometido e à disposição para colocar a minha vida até o último instante para o povo de Deus e, de modo particular, aos mais necessitados".

Na mesma ocasião Dom Alberto celebrou 35 anos de ordenação sacerdotal. E foi homenageado pelos presentes com um sonoro "Parabéns para você!"

Fonte: Jornal do Tocantins adaptação da Equipe do Portal da Arquidiocese de Palmas

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/aR

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.