RCC Tocantins
19/06/2007 - 14h32m

Moçambique: Bispos alertam para um novo apartheid

 
D. Francisco Silota, Bispo de Chimoio (Moçambique), alertou para o perigo de um novo "apartheid", desta vez no país lusófono.

Falando à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), este responsável aponta a presença dos fazendeiros brancos expulsos do Zimbabué como factor de instabilidade.

Depois de terem sido expulsos pelo regime de Mugabe, estes fazendeiros estão a instalar-se em Moçambique e "fazem os moçambicanos sentirem-se como estrangeiros na sua própria terra".

D. Silota pede ao governo local que tenha cuidado e procure evitar situações como as do seu vizinho Zimababué. "Os fazendeiros trazem tecnologia moderna com eles e têm um forte sentido empreendedor, temos de ter cuidado para que não surjam tensões", aponta.

A diocese de Chimoio faz fronteira com este país e muitos refugiados estão a atravessar a fronteira. Esta situação cria problemas sociais, muito por força da falta de trabalho.

O bispo moçambicano fala ainda da pobreza que leva as pessoas a ficarem desenraizadas, perdendo os seus valores tradicionais. Muitos fogem para os centros urbanos,um meio que acaba por ser "estranho e hostil".


Fonte: Agência Ecclesia

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/4Z

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.