RCC Tocantins
08/09/2015 - 11h53m

Ministério para Seminarista do Estado do Tocantins realiza retiro estadual

 

Na manhã do dia 07 de setembro, na cidade e Paróquia de Santa Teresa, com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. João Paulo Veloso, Coordenador Nacional do Ministério Cristo Sacerdote, deu-se início ao Retiro para Seminaristas do Estado do Tocantins.

Durante todo o dia, oito seminaristas participaram de três pregações, proferidas pelo Pe. Heldeir Gomes, Coordenador do Ministério Cristo Sacerdote no Estado do Tocantins. A primeira delas foi uma reflexão feita sobre o Tema que a RCC tem vivido no ano de 2015: "Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo pelo Espírito." (Gl 5,25).

Os outros temas também foram focados na pessoa do Espírito Santo. Na segunda pregação, que teve como tema:  (Ez 37,6b): "Porei em vós meu espírito para que revivais. Então sabereis que eu sou o SENHORâ?, Pe. Heldeir fez uma reflexão baseada em três eixos importantes: 1- na parte "porei em vós meu espírito, foi feito um estudo sobre o Batismo no Espírito Santo. 2-"Para que revivais", o padre fez um uma breve explicação sobre a necessidade da Vida no Espírito. 3- "Então sabereis que eu sou o Senhor", os presentes foram convidados a declarar que Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Na terceira pregação, Pe. Heldeir fez um convite aos presentes para que retornem ao primeiro amor.

Durante todo o retiro, as orações foram todas voltadas para um intenso clamor pelo Batismo no Espírito Santo.

Ã? noite, após a oração das Vésperas, o momento de Adoração foi conduzido para um momento penitencial, com atendimento de confissões.

Na manhã desta terça-feira, o retiro reiniciou com a oração das Laudes. O coordenador estadual do Ministério para Seminaristas, Josimar Campos, conduzindo a oração da manhã, fez um convite para que os presentes vivessem o encontro pessoal com o Senhor.

Em seguida,  Pe. João Paulo Veloso fez a última pregação, com o tema "Na força do Espírito somos uma Igreja em saída." Ele iniciou sua reflexão a partir do Salmo 138, 16-17,  passando pela vocação de Nossa Senhora, chegando até a vocação dos Seminaristas.

Na missa de encerramento, presidida pelo Pe. Heldeir, fez uma reflexão a partir das leituras, a respeito da Festa da Natividade de Nossa Senhora.

O retiro se encerrou, mas se iniciou uma nova etapa na vida dos seminaristas do Tocantins. Todos são convidados a interceder pelos futuros sacerdotes da nossa Igreja. Que o Espírito Santo os torne plenos, para que permaneçam firmes na vocação que foram chamados.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/vj

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.