RCC Tocantins
13/06/2007 - 17h20m

Mensagem de Dom Vilson, bispo nomeado para Diocese de Limeira

 
Ilhabela, 13 de junho de 2007.

Ao Povo de Deus presente na Diocese de Limeira,

A graça do Senhor Jesus esteja com todos vocês;

Hoje está sendo publicada minha nomeação para Bispo da Diocese de Limeira. Agradeço ao Santo Padre Bento XVI a confiança a mim depositada. É com alegria que acolhi esta nomeação a mim transmitida, no dia 25 de maio de 2007, na cidade de Aparecida, SP, durante a V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, pelo Exmo. Sr. Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri.

O magistério da Igreja expressa a missão do bispo com muitas imagens, tais como: pastor, pescador, pai, amigo, irmão, portador do conforto, servidor, mestre, homem cheio de bondade, etc. Peço a Deus que eu tenha em meu coração um pouco de cada uma destas imagens.

Desde o início de minha caminhada na comunidade cristã católica, em Guaíra, SP (cidade natal), Diocese de Barretos, nasceu minha vocação a partir de um grupo juvenil da “Legião de Maria”, convivendo com outros irmãos e irmãs e conhecendo o discipulado de Jesus.

Faço parte da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, que tem por carisma a catequese e cujas devoções o Pe. César de Bus (1544-1607), ao fundar esta Congregação na França em 1592, colocou-a sob a proteção dos Santos Arcanjos Miguel e Rafael e de N. Senhora das Dores. Daí a minha estreita ligação com a vida, o testemunho e o exemplo da Mãe do Senhor e dos Santos Anjos. Após 23 anos de vida presbiteral coloco-me a serviço da Igreja particular de Limeira.

Venho não para iniciar uma nova caminhada, mas para inserir-me na caminhada histórica de todo o Povo de Deus. Venho não para excluir, mas para promover a unidade e a comunhão, acolher e servir.

Saúdo fraternalmente os Bispos da Província Eclesiástica de Campinas: Dom Bruno Gamberini, Arcebispo de Campinas; Dom José Maria Pinheiro, Bispo de Bragança Paulista; Dom Francisco José Zugliani, Bispo de Amparo; Dom Paulo Sérgio Machado, Bispo de São Carlos; Dom Fernando Mason, Bispo de Piracicaba, nosso penúltimo bispo de Caraguatatuba, com o qual tenho grande apreço e estima. Quero saudar o Arcebispo Emérito de Campinas: Dom Gilberto Pereira Lopes; e o Bispo Emérito de Piracicaba: Dom Eduardo Koaik. A todos quero expressar profundo desejo de comunhão e estima.

Quero saudar especialmente nesta missiva, o Administrador da Diocese de Limeira, Pe. Priscilo Jerônymo, que está levando adiante a vida pastoral desta Igreja, tenho certeza, com muito zelo, juntamente com o Colégio dos Consultores, o Coordenador de Pastoral, o Chanceler e o Ecônomo. Minha saudação a todo o clero, religiosos e religiosas, os seminaristas, bem como a todos os cristãos leigos e leigas engajados nas pastorais, movimentos e serviços desta Igreja Particular de Limeira.

Saúdo também os irmãos das Igrejas e comunidades cristãs, com as quais a Igreja Católica se sente em comunhão verdadeira e profunda, ainda que imperfeita. Estendo minha saudação aos irmãos de outras religiões.

Envio da mesma forma as cordiais saudações às autoridades civis e militares, que servem ao povo nas diversas cidades da Diocese de Limeira. Uma saudação extensiva aos Meios de Comunicação presentes nesta Diocese através da TV, Rádio e Imprensa.

Ao despedir-me da Diocese de Caraguatatuba, quero agradecer de coração a Dom Antônio Carlos Altieri, SDB, com o qual pude caminhar de novembro de 2006 até o dia de hoje. Agradecer a todo o Povo de Deus e ao Clero presentes no Litoral Norte nas cidades de: Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião. Ao povo da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, de Ilhabela, minha gratidão pela generosidade e partilha junto desta boa gente desde 20 de dezembro de 2003 até o presente momento. À Congregação dos Padres da Doutrina Cristã minha eterna gratidão e minha comunhão com todos meus irmãos de caminhada no carisma catequético do nosso fundador.

Peço as orações e preces de todos vocês, para que eu seja fiel a este chamado da Igreja a mim confiado. Desde já rezo e peço a Deus por todo o Povo de Deus presente na Diocese de Limeira e na Sub-Região de Campinas.

Deus abençoe e guarde a todos, pela intercessão de sua Mãe Maria Santíssima.

Fraternalmente, em Cristo Jesus.

Pe. Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Nomeado para a Diocese de Limeira

Fonte: Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda - Diocese de Caraguatatuba

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/4C

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.