RCC Tocantins
21/12/2012 - 05h33m

Música e Artes: coordenadora estadual conta como foram os dois anos de coordenação

MCS Tocantins 

O Ministério de Música e Artes é a reunião das expressões artísticas que temos dentro da RCC: música, dança, teatro, artes plásticas e etc. Este ministério fornece subsídios e formação para aqueles que estão trabalhando com a música, com o teatro, e outras expressões dentro dos grupos de oração e/ou outras atividades da Renovação Carismática Católica.

Em 2011 e 2012, esse ministério foi coordenado no Tocantins pela carismática Raquel Soares Borges, da Arquidiocese de Palmas.

Veja abaixo o que ela tem a partilhar sobre esses dois anos de coordenação no ministério.

“Receber a missão de coordenar o Ministério de Música e Artes da RCC-TO foi para mim um misto de alegria, surpresa e temor. Lembro-me que o convite foi feito em um dia de festa à Virgem Maria. Receber o convite naquele dia foi ainda mais significativo, pois senti que Deus também me convidava a dizer o meu SIM a Ele. É muito impressionante o que o Senhor faz em nosso ser ao recebermos uma missão específica. Ele gera em nós amor por todos aqueles aos quais Ele nos confia, mesmo sem conhecê-los, mesmo sem que nunca os tenhamos visto.

Em meu coração, o desejo sempre foi o de coordenar em unidade e obediência a Deus e àqueles que o Senhor constituiu meus coordenadores. Nesse tempo, eu também quis me fazer UMA com os ministros de música e artes. Era motivo de alegria estar com eles, escutá-los e conhecer suas realidades e dificuldades. Sei que muito ainda precisa ser feito, mas posso afirmar que em nosso Estado encontrei ministros cheios de unção de Deus, ministros com grande potencial de evangelização e comprometidos em anunciar Jesus, através de sua arte.

Partilho que nesses dois anos de coordenação, um dos nossos objetivos (Equipe Estadual do MMA-TO) foi levar aos ministros de música e artes do nosso Estado, as moções e direcionamentos do nosso movimento e do nosso ministério. Pois, sabemos que o ministério não é para si mesmo; precisamos promover o organismo que nos legitima, ou seja, o Grupo de Oração.

No decorrer desses dois anos, grande parte das nossas formações ministradas foi da Apostila “Ministério de Música e Artes”, da RCCBRASIL, que abordaram temas como: vida de oração, humildade, obediência, chamado e ministério de música dentro do Grupo de Oração. Algumas cidades que receberam as formações foram: Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Presidente Kennedy.

Para atender o Projeto Amigos de Deus e aprofundar a nossa intimidade com o Senhor foram realizadas vigílias nas dioceses de Tocantinópolis, Palmas, Porto Nacional e Prelazia de Cristalândia.

Em 2011, realizamos o I Festival de Música Católica da RCC-TO, Etapa Estadual, para promover a cultura musical cristã, revelar talentos e valorizar os músicos, intérpretes e compositores de Grupos de Oração.

Em 2012, duas canções tocantinenses ganharam destaque no cenário nacional, sendo gravadas pela RCCBRASIL. “Te Chamei”, sobre o tema da RCCBRASIL 2012 e “Deserto Interior”, vencedora do I Festival de Música Católica da RCC-TO e apresentada no I Festival Nacional de Música Católica da RCCBRASIL, em Foz do Iguaçu (PR).

No dia 22 de Agosto de 2012, iniciamos uma Mobilização de Oração por todos os ministros de música e artes do Brasil, atendendo a um direcionamento nacional, onde o Senhor nos encaminhou a viver de fato a moção de reconstrução em nosso ministério, através deste momento de oração e unidade.

Em maio de 2012, na cidade de Palmas, também iniciamos o projeto muito legal que foi a “Escola Ministro Fiel”, com curso básico de violão e formação espiritual para os servos de GO. Depois, em junho do mesmo ano, tivemos em Araguaína, o I Encontro Diocesano para Coordenadores de Ministério de Música, o qual buscou refletir sobre o papel do coordenador e também sobre o tema da RCC 2012 “Apascenta as minhas ovelhas”.

Finalizo a minha partilha sobre a coordenação, com as palavras do nosso coordenador nacional do MMA, Taciano Nascimento, por ocasião da festa da Padroeira do Músicos, Santa Cecília: “Desejo que o Senhor, que nos cumulou com os seus dons e que nos revestiu de um carisma cuja finalidade é edificar a comunidade, nos conceda cada dia mais a decisão e a graça da entrega total das nossas vidas a Ele. Que tenhamos a coragem de cada dia corresponder com dignidade à vocação que o Senhor nos chama. Trago aqui como referência neste dia uma frase do Catecismo da Igreja Católica, n° 27, que define muito bem essa necessidade: ‘O aspecto mais sublime da dignidade humana está nesta vocação do homem à comunhão com Deus’. Que não percamos tempo com o que não é essencial e abracemos com destemor o nosso chamado que é a COMUNHÃO COM DEUS. Foi para isso que fomos chamados. Aleluia!! Que Santa Cecília rogue por nós!”

Raquel Soares Borges, Coordenadora Estadual do Ministério de Música e Artes

Renovação Carismática Católica do Tocantins

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/rM

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.