RCC Tocantins
14/09/2007 - 15h28m

Igreja Católica na América Latina lança reevangelização a partir da internet

 
Explorar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias da informática, tais como "Web 2.0" (*) e a plataforma "You Tube", mas "sempre em chave evangélica", ou seja, com o objetivo de evangelizar. Esse será o tema central da agenda da X Reunião Continental da RIIAL - a Rede Informática da Igreja na América Latina - que se realizará de 17 a 21 de setembro, em Tegucigalpa, capital de Honduras.

Do encontro, convocado pelo Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, participará o novo presidente desse organismo vaticano, Dom Claudio Maria Celli, que será recebido pelo cardeal-arcebispo da capital hondurenha, Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga.

Dom Celli, que realiza sua primeira viagem oficial como titular do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, deposita grande confiança no papel das novas tecnologias, no contexto das estratégias comunicativas da Igreja.

"O nosso problema, como homens de Igreja - afirma - é o de tentar dar significado e uma tensão comunitária a uma realidade mediática que já existe. Eis porque, queremos utilizar os instrumentos tecnológicos, para criar uma comunhão nas dioceses e entre as dioceses."

O projeto RIIAL - do qual fazemos parte - nasceu em 1993, quando a Internet ainda não era uma realidade, colocando em comunicação, então, apenas três dioceses, com o intuito de "estudar novas tecnologias da comunicação e aplicá-las à pastoral e à evangelização, mas com uma especial vocação de serviço para com os pobres, na tentativa de servir, especialmente, as comunidades distantes".

A partir de 1995, com a eclosão da Internet e a colaboração do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), cresce o número de dioceses interligadas, numa rede que se expande até chegar aos nossos dias, com um grande sistema nervoso que abrange todo o continente, tanto em língua espanhola quanto em português.

Não apenas uma "rede informática", mas também um "centro de pesquisa", a RIIAL fornece hoje "serviços comuns, utilizados para o bem comum": um centro de criação de software para toda a Igreja, um vasto banco de dados sobre o magistério pontifício, webserver gratuitos para organismos eclesiais, e também um observatório na Internet", para as pessoas que, embora pobres, não querem ficar à margem da cultura digital.

Os responsáveis da RIIAL reúnem-se em Tegucigalpa para definir novas estratégicas e novos objetivos. Em particular: delinear novas formas de presença e de serviços da RIIAL na América Latina, à luz da "Missão Continental" traçada pela IV Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, realizada de 13 a 31 de maio passado, em Aparecida, SP; explorar ao máximo o novo panorama tecnológico e cultural multimedial, caracterizado pelo "Web 2.0"; e oferecer aos bispos novos critérios e práticas capazes de tornar mais eficaz e presença evangelizadora da Igreja na cultura digital.

(*) O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web - tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.

Nesse contexto, se encaixa a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas. Assim como entra nessa definição, a oferta de diversos serviços on-line, todos interligados, como o oferecido pelo "Windows Live". Esta página da Microsoft, ainda em versão de testes, integra ferramenta de busca, de e-mail, comunicador instantâneo e programas de segurança, entre outros.

Muitos consideram toda a divulgação em torno da "Web 2.0" como um "golpe de marketing". Na verdade, o universo digital sempre apresentou interatividade, portanto, o reforço dessa característica seria um movimento natural e, por isso, não daria à tendência o título de "segunda geração".

Polêmicas à parte, o número de sites e serviços que exploram essa tendência vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.


Fonte: Radio Vaticano

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/7P

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.