RCC Tocantins
23/02/2007 - 14h27m

Igreja bancará Projetos Sociais na Amazônia

 
O FNS(Fundo Nacional de Solidariedade) reservará cerca de 3 milhões para os projetos sociais na Amazônia.

Estiveram presentes a abertura da 43ª Campanha da Fraternidade na ilha do Combu um grande número de representantes dos três poderes constituidos. A presença de tantos representantes do Poder Público chamou a atenção do Secretário Geral da CNBB e bispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer: "Vejo aqui a maior representação dos poderes públicos no lançamento da Campanha da Fratenidade", observou.
Essa também foi a primeira vez que a cúpula da Igreja no Brasil lança a campanha fora de seu prédio em Brasilia.

Durante o Lançamento da CF-2007 o arcebispo de Belém Dom Orani João Tempesta falou que o FNS irá beneficiar diretamente os ribeirinhos das 13 ilhas de onde a Arquidiocese de Belém mantém trabalhos de evangelização, através da construção de fontes de água potável e redes de esgoto.

Segundo ele, levar água potável e rede de esgoto aos ribeirinhos das ilhas é apenas umas das ações concretas traçadas pela Arquidiocese de Belém para a CF-2007.

Dom Orani falou sobre os projetos voltados para a reciclagem de lixo em Belém e a assistência aos catadores. "São projetos para as ilhas e para a cidade, considerando que entendemos, dentro de nossa competência e prioridade, merecer imediata atenção da Igreja como promotora que é, também de sinais de fraternidade", explicou o arcebispo. Os projetos serão realizados em parceria com a prefeitura de Belém e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

O FNS (Fundo Nacional de Solidariedade) recebe 40% da chamada Grande coleta, feita em todas as paróquias do Brasil no Domingo de Ramos.

De acordo com o cônego José Carlos Dias Toffoli (Secretário Executivo da CF-2007), a média das últimas três arrecadações da Grande Coleta foi de 8 milhões. Desse montante, 40% são destinados ao FNS e os outros 60% ficam na propria diocese, com o objetivo de financiar outros projetos sociais, não necessariamente apresentados pelas pastorais eclesiais. Qualquer associação pode apresentar um projeto para receber o financiamento da CNBB(Conferência Nacional do Bispos do Brasil), que tem uma comissão especialmente criada para gerenciar o FNS. Mas de acordo com o secretario executivo todos os projetos "devem ter cunho social e não podem ser usados na sustentação da diocese".
   
Autor: Greison Dias Carvalho,Ministério de Comunicação Social da RCC-PA

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/B

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.