RCC Tocantins
28/06/2007 - 13h52m

Geraldo Agnelo celebra 50 anos de vida sacerdotal

 
Uma solene Celebração Eucarística, na Catedral Basílica, amanhã, 29 de junho, às 19 horas marca o jubileu de ouro de 50 anos de ordenação sacerdotal do arcebispo e primaz do Brasil Dom Geraldo Majella Agnelo. A missa vai reunir todo o clero da arquidiocese de Salvador, comunidades paroquiais, religiosos e religiosas, funcionários da Cúria Bom Pastor e pastorais, familiares, amigos e autoridades religiosas, civis e militares.

Na missa, as músicas serão cantadas pelo coral do Barroco na Bahia, regido pelo mestre de Capela da Catedral Basílica, Hans Bönisch e por mais cinqüenta vozes do Coral dos Movimentos Eclesiais da arquidiocese.

A liturgia (leituras da Missa) será a do dia e os padres e bispos da arquidiocese de Salvador, além de alguns bispos convidados, a exemplo dos ex-bispos auxiliares da arquidiocese de Salvador, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e Dom Gílio Felício, bispo de Bagé, co-celebrarão com Dom Geraldo. Ao final da celebração Dom Gílio Felício fará uma saudação a Dom Geraldo e logo na seqüência tem início a fala de Dom Geraldo.

Depois de 50 anos como sacerdote, Dom Geraldo destaca o Concílio II, convocado pelo papa João XXIII como um importante marco na história da Igreja, sendo considerado um dos mais importantes e renovadores acontecimentos católicos. “O Concílio tocou profundamente a reforma litúrgica, e os fiéis passaram a ter uma participação maior nas celebrações. Outro momento que me chamou a atenção foi o pontificado de João Paulo II, que teve um período muito longo e trouxe muitas coisas boas”, avalia Dom Geraldo.

Dados biográficos de Dom Geraldo
Mineiro de Juiz de Fora - MG, Dom Geraldo nasceu em 19 de outubro de 1933 e foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1957, na Catedral da Sé, em São Paulo, pelo arcebispo emérito de São Paulo Dom Paulo Evaristo Arns. “Caridade com Fé” foi o lema que escolheu para dar seguimento à sua caminhada na Igreja.

No dia 5 de maio de 1978, o papa Paulo VI o nomeou bispo diocesano de Toledo, no Paraná. Recebeu a ordenação episcopal a 6 de agosto do mesmo ano, na Catedral de São Paulo. Em 27 de outubro de 1982 o papa João Paulo II o escolheu como arcebispo metropolitano de Londrina, também no Paraná. De 1983 a 1987 foi presidente da Comissão Litúrgica da CNBB. Ao mesmo tempo foi membro do Departamento de Liturgia do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

No dia 16 de setembro de 1991 o papa João Paulo II nomeou Dom Geraldo Majella Agnelo, Secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Um novo momento na vida do arcebispo se inicia. Em Roma assumiu inúmeros compromissos e responsabilidades a exemplo da nomeação para membro do Comitê Central do Grande Jubileu do Ano 2000, presidente da Comissão de Liturgia do mesmo comitê, e membro do Pontifício Comitê dos Congressos Eucarísticos Internacionais.

No dia 13 de janeiro de 1999, João Paulo II o nomeou arcebispo metropolitano de São Salvador da Bahia, tendo tomado posse canônica a 11 de março do mesmo ano, iniciando o seu pastoreio na arquidiocese primaz do Brasil. Dom Geraldo é o 26º arcebispo de Salvador.

Além de exercer funções do ministério sacerdotal e episcopal, Dom Geraldo também atua como assessor, membro, secretário e presidente de conferências e congregações da Cúria Romana. Em 2003 foi eleito presidente da CNBB, cargo que ocupou até maio deste ano. É um dos presidentes da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, encontro que aconteceu em maio deste ano em Aparecida, São Paulo. Soma-se a todas essas atribuições, a publicação de livros e artigos.


Fonte: Assessoria de Comunicação da arquidiocese de Salvador

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/5q

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.