RCC Tocantins
09/05/2007 - 14h12m

Fiéis devem esperar um Papa diferente de João Paulo II

 
Bento XVI, de temperamento “tímido” e perfil intelectual, destaca bispo

SÃO PAULO (ZENIT.org).- Perante as incontáveis comparações entre as imagens de Bento XVI e João Paulo II, um bispo no Brasil afirma que os fiéis devem esperar um pontífice diferente do “João de Deus”, como foi apelidado o Papa polonês em suas passagens por terras brasileiras.

“Ele é diferente. O temperamento de Bento XVI é diferente do de João Paulo II”, comentou com Zenit Dom Erwin Kräutler, bispo prelado do Xingu (região amazônica, norte do Brasil).

Dom Erwin é ligado a Bento XVI não só pela ordenação episcopal. Os dois nasceram em regiões vizinhas. Dom Erwin, austríaco radicado no Brasil há 42 anos, fala o dialeto natural de Joseph Ratzinger, da região da Baviera, sudeste da Alemanha.

“Sempre que eu o encontrei ainda quando cardeal ele se lembrou de mim e nós conversamos, como numa ocasião em Jerusalém”, recorda o bispo.

O atual Papa é um “grande ouvinte”, destaca Dom Erwin. “Cada vez que conversamos no Vaticano, ele não veio logo com respostas. Ficou ouvindo, perguntou como era a minha realidade e como eu enxergava os problemas, depois logicamente fez suas considerações, como prefeito que era da Congregação para a Doutrina da Fé”.

A fama de ser um Papa duro é falsa, segundo o bispo do Xingu. “Acontece justamente o contrário. Por temperamento, ele é uma pessoa tímida”.

“Fazendo uma comparação com João Paulo II, este era expansivo, principalmente quando jovem, cantava, e havia no sangue dele a vocação de ator. Era muito comunicativo e sabia conduzir as massas.”

“Já o Papa Ratzinger é de temperamento tímido. Mas muito inteligente. Quando eu estava na universidade, na Áustria, o que ele escrevia naquele tempo nós comprávamos como o pãozinho fresco da manhã”, conta Dom Erwin.

“Quem se prezava como teólogo e como estudante de teologia tinha os livros do Ratzinger. E até hoje eu leio com muito proveito os seus escritos”, confessa.

“Ele é muito inteligente, dono de uma teologia profunda, o que para a Igreja é um dom”, afirma o bispo do Xingu.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/2V

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.