RCC Tocantins
07/12/2006 - 18h09m

Festa da Imaculada Conceição de Maria

 

Imaculada Conceição

“Olha como eu gostaria que vocês todos fossem”!

 

Lc 1, 26-38

 

 

 

 por Dom Alberto Taveira Corrêa - arcebispo metropolitano da arquidiocese de Palmas

Se nós colocarmos bem próximas duas passagens da Sagrada Escritura poderemos ser introduzidos na compreensão da festa de hoje, hoje o dia Imaculada Conceição. Quantos lugares, quantas comunidades celebram hoje a sua festa, a Imaculada Conceição.

 

 

 

As duas passagens bíblicas que ponho em relevo junto com você são as seguintes: Lá no inicio da Bíblia quando da criação do mundo (leia depois os dois primeiros capítulos do livro do Gênesis), quando ao pecado, o orgulho, o desejo de ser igual a Deus, este foi o grande pecado! Desejo de ser por conta própria o critério para o bem e o mau e não aceitar a lei de Deus que está gravada na própria consciência; o homem e a mulher são expulsos do paraíso, no entanto, Deus vem ao encontro deles desde já com a promessa da vinda do Salvador e o Senhor usa uma palavra: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Inimizade entre a serpente (que ali simboliza o mau, o pecado) e a mulher, entre a tua descendência e a dela. É aquele desejo de que o mundo seja sem pecado, sem maldade.

 

 

 

Se você põe ao lado uma outra palavra, a que está no Evangelho de hoje: AVE MARIA CHEIA DE GRAÇA. Você procure em toda a Bíblia, a nenhuma outra pessoa, a não ser a Virgem Maria, uma palavra semelhante é dirigida. Só Maria recebe esse elogio, esta saudação: CHEIA DE GRAÇA.

 

 

 

Como diz a igreja diz na sua oração no dia de hoje, dia da Imaculada Conceição, ela foi preservada em previsão dos méritos de Jesus Cristo. Maria é criatura, ela é salva também nos sangue de Cristo, mas justamente em previsão desses méritos de Cristo ela foi preservada para ser a mãe do Salvador, houve uma escolha especial da parte de Deus a seu respeito.

 

 

 

A Virgem Maria é chamada por Deus a ser MÃE do Salvador e é Dom de Deus, é gratuidade de Deus quando esta Virgem Maria é preservada da maldade do pecado, concebida sem pecado original. E nós dizemos: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Nós pedimos que a Virgem Maria reze por nós, temos certeza que aquela que foi preservada do pecado reza junto de Deus, intercede por nós para que nós vençamos as marcas do pecado que existem em nossos corações e em nossa vida.

 

 

 

É assim que a Virgem Maria hoje pode ser vista por todos nós. Aquela que é sem pecado, “Ave, cheia de Graça”, escolhida por Deus, marcada por Deus para ser a mãe de todos e para ser modelo de todos.

 

 

 

O apóstolo São Paulo, na carta aos Efésios, um texto que também é lido na liturgia de hoje, diz que Deus nos escolheu em Cristo para sermos santos e Imaculados a seus olhos no Amor. Por isso quando Deus nos mostra, através de Sua Igreja, a Virgem Maria eu tenho a impressão que Deus está dizendo para nós assim: “Olha como eu gostaria que vocês todos fossem”!

 

 

 

Eu gosto de uma expressão: “Nossa Senhora é como a humanidade passada a limpo, mostrada como Deus a pensa, como Deus a sonha”, porque todos nós fomos feitos para superar a maldade e o pecado.

fonte: www.arquidiocesedepalmas.org.br

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/q

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.