RCC Tocantins
09/10/2007 - 16h54m

Fátima marcou catolicismo do século XX -

 
"Fátima corresponde a um conjunto de acontecimentos que geraram uma dinâmica marcante do catolicismo português do século XX" - afirmou António Matos Ferreira, na conferência inaugural do Congresso Internacional «Fátima para o Século XXI», a decorrer em Fátima, de hoje a 12 Outubro.

Subordinada ao tema «O Evento e o contexto local e nacional», o historiador realçou que as aparições surgiram nas terras do extremo norte do Patriarcado de Lisboa com "gentes de vivência cristã" mas rodeadas por terras (Leiria, Santarém e Marinha Grande) "onde o anticlericalismo constituía uma marca própria dos combates sociais e políticos da época"

As aparições marianas correspondem a uma expressão "com uma longíssima persistência no cristianismo ocidental" cujas revelações "se centram na conversão e no impulso devocional" - salientou o conferencista.

As aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, em 1917, são um "todo que conduziu a uma reelaboração interna da vivência do Catolicismo". Do ponto de vista de António Matos Ferreira, as aparições de Fátima contêm duas facetas que merecem ser abordadas: «Fátima como acontecimento religioso» e «Tempo politico e cultural de Fátima». A primeira das facetas situa-se no terreno do religioso "que não está fora da sociedade".

Numa plateia com cerca de sete centenas de participantes, o historiador sublinha que foi no seio do catolicismo português, no primeiro quartel do século XX, que "se verbalizou este acontecimento" depois "da vitalidade do catolicismo oitocentista". E acrescenta: "Há uma renovação do catolicismo em Portugal desde o Século XIX na qual se inscreve Fátima". O evento de Fátima não é o resultado de uma "conjuntura episódica mas um acontecimento no interior de algo mais complexo e rico".

António Matos Ferreira realça que "não há humanismo ocidental sem a referência interna à identificação com Cristo sofredor" tal como "a centralidade da Eucaristia". O culto mariano surgia como "espaço de confluência de formas diversas de piedade". Fátima foi "um fenômeno religioso" numa "sociedade em mudança" - concluiu.

Fonte: Agência Ecclesia

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/84

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.