RCC Tocantins
29/08/2007 - 16h38m

Fátima e Israel preparam-se para receber vôos do Vaticano

 
A notícia da criação de uma "low cost do Vaticano" está gerando várias reações por todo o mundo, em especial junto dos Santuários mais procurados pelos peregrinos católicos.

A companhia aérea italiana Mistral Air, pertencente aos correios italianos, estabeleceu Segunda-feira um protocolo, com a duração de cinco anos, com a Obra Romana dos Peregrinos (ORP) para assegurar as ligações em voos charter entre os locais de peregrinação.

Depois do santuário mariano de Lourdes, primeiro destino escolhido pelos organizadores, os peregrinos deverão visitar em 2008 outros santuários como o de Fátima, em Portugal, Santiago de Compostela, Espanha, e o da Virgem Guadalupe, no México.

O acordo prevê a utilização de um Boeing 737-300, que descolará dos aeroportos italianos de Roma, Verona, Bari, Brindisi, Lamezia Terme, Catania e Ancona. Os destinos destes voos especiais, que serão regulares a partir de 2008, serão os principais santuários e lugares de peregrinação dos católicos, como Lourdes, Terra Santa, Fátima (Portugal), Santiago de Compostela (Espanha), Guadalupe (México) e Czestochowa (Polônia).

A ORP (instituição do Vicariato de Roma, órgão da Santa Sé, diretamente dependente do Cardeal vigário do Papa) tem a tarefa de promover a pessoa e a sua evangelização através da pastoral do turismo e do ministério da peregrinação, bem como mediante o impulso e realização de iniciativas culturais e formativas.

As peregrinações ficarão a cargo de comandantes e pessoais especializados em viagens de carácter religioso, e os aviões serão personalizados com logotipos religiosos e o lema "Procuro o teu rosto, Senhor". Estima-se que cerca de 150 mil passageiros utilizem este serviço, todos os anos.

Perante estas novidades, o jornal Diário de Notícias revela hoje que diversas entidades com interesse e responsabilidades de desenvolvimento em Fátima - Câmara de Ourém, a associação comercial deste concelho (Aciso), o aeroclube e a Sociedade de Reabilitação Urbana da Cova da Iria (SRUCI) - se juntaram num grupo de trabalho e estão já desenvolvendo um projeto para "transformar a atual pista da Giesteira num aeródromo regional" e, assim, "passar a receber vôos internacionais".

David Catarino, presidente da Câmara de Ourém, declara que entre os técnicos que asseguram a qualidade e capacidade do empreendimento estão alguns dos que trabalham para o INAC e que estes lhe garantiram a possibilidade de "o aeródromo receber, já, pequenos aviões até 60 passageiros e depois da obra de adaptação, vôos charter até de 170 passageiros".

Na Terra Santa, o Ministério de Turismo israelita e o Vaticano assinaram um acordo para aumentar a presença de peregrinos cristãos na Terra Santa nos próximos anos, através dos voos da Air Mistral, segundo o jornal Yedioth Ahronoth.

"Temos um acordo comercial com a companhia aérea para aumentar a ida dos jovens a Israel, pois a Igreja Católica quer aproximá-los da religião", anunciou a directora do gabinete israelita de Turismo em Milão, Suzan Kalgesbrun.

Kalgesbrun disse ter encontrado uma boa resposta no Vaticano, e afirmou que ambos os estados trabalham para organizar uma série inicial de 60 voos, com 190 passageiros cada.


Fonte: Agência Ecclesia

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/7r

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.