RCC Tocantins
07/08/2007 - 14h19m

Falece bispo emérito de Santarém - PA

 

Dom Lino Vombommel, 73, faleceu às 15 horas (horário de Brasília) desta segunda-feira, no Hospital Municipal de Santarém. Ele estava internado desde sexta-feira, 3, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e caiu no chão do banheiro de sua residência. “Na queda ele teve um traumatismo craniano. Houve um grande vazamento de sangue”, informava o boletim médico de sexta-feira. Segundo o neurocirurgião, Érik Jennings, o bispo “chegou ao hospital praticamente sem sinal de vida no cérebro”.

Submetido a uma cirurgia que durou quatro horas, ainda na sexta-feira, dom Lino se recuperava na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Municipal. No entanto, seu estado de saúde se agravou e, ontem, o boletim médico anunciava sua morte cerebral.

Seu ministério

Dom Lino foi bispo em Santarém durante 26 anos. Natural de Teresópolis (SC), era franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM), tendo recebido a ordenação presbiteral em 1962 e a episcopal em 1981. Em fevereiro deste ano renunciou ao governo da diocese de Santarém, tornando-se bispo emérito.

Seu primeiro trabalho como presbítero, foi no Japão onde permaneceu por três anos, de 1964 a 1967, dedicando-se ao estudo da língua e cultura Japonesas. Nesse período, dedicou-se também ao trabalho pastoral junto aos católicos japoneses e fundou, no Brasil, a Pastoral Nipo-Brasileiro. Antes de ser nomeado bispo de Santarém, ele foi pároco da paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementina, em São Paulo; coordenador do Setor Episcopal Sul da Arquidiocese de São Paulo; secretário geral da Pastoral e dos setores de atividades da Província Franciscana da Imaculada Conceição; presidente nacional da Pastoral Nipo-Brasileira. Foi, ainda, delegado apostólico para a missão Japonesa e definidor da Província Franciscana da Imaculada Conceição.

“Devemos contemplar a vida de Dom Lino como um homem de Deus, um homem de fé. Dom Lino foi um homem que muito amou Jesus, o evangelho e os pobres”, disse o bispo diocesano, dom Esmeraldo Barreto de Farias.

Fonte: Catolicanet

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/6I

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.