Celebramos 30 anos do ministério universidades renovadas, uma evangelização que começou através de um sonho e é norteada até os dias de hoje por um mesmo sonho: Um de amor para o mundo!
Sonho de profissionais batizados pelo Espírito Santo! Por isso a festa nos traz muita alegria!
Evangelizar no ambiente acadêmico tem seus diversos desafios, que engloba muito mais que a correria da vida universitária, mas nos exige uma coragem! Uma ousadia! Uma perseverança na missão!
Embasados sobre o tema "Embaixadores em nome de Cristo" fomos norteados quanto ao papel dos embaixadores, estes que são enviados a outras terras para ser elo de representação de uma nação. Também ouvimos de Dom José Aparecido que "não somos enviados a universidade para uma missão, cristo nos achou lá, quer nos usar lá, em nosso lugar"
O encontro contou com o lançamento da música tema dos 30 anos onde que traz a verbalização da nossa resposta a esta missão. Em alguns trechos dela, cantamos: "Eu vou, ser um embaixador. Eu vou anunciar o verdadeiro amor. Guiado pelo Espírito Santo, eu vou sonhar nos planos de Deus vou seguir. Um sonho de amor brota em meu coração!"
Tivemos pregações e direcionamentos sobre as facetas de quem ama a Deus, sobre o nosso servir atrelado nas duas asas, fé e razão, também fomos instruídos que precisamos entender nossa identidade, precisamos SER, a exemplo de São Paulo, para sermos tudo para todos.
O momento ápice foi a visita de Jesus Eucarístico, uma palavra profética foi direcionada ao MUR Tocantins - "Jesus está na barca, todas as tempestades acalmadas foi Ele que providenciou. Não tenham medo, Jesus está na nossa barca, acalma e acalmará nossas tempestades!" (Domingo, 28/07/2024, 9h).
O evento contou também com mesas redondas e com workshops temáticos, e com apresentações de mostras científicas.
Encerramos a celebração com uma cerimônia de envio dos embaixadores, e com estilo, alegria e muita sede de evangelizar fomos enviados, mais uma vez, à nossa missão!
Na última missa, na homília, o padre nos lembrava uma frase de Santo Agostinho "no mínimo, devemos dar nosso máximo a Deus". Na universidade, se não levantarmos nossos olhos para olhar as realidades à nossa volta, olhando nos olhos, não tratando com indiferença e dando o nosso mínimo para que o milagre da multiplicação aconteça, a graça de Deus não acontecerá?
Agora é nossa vez, já de volta em nossas terras Tocantinense, em nosso lugar, de proclamarmos ao nosso campo de missão, o sonho de amor que há em nosso coração!
Palmas - Tocantins, 30 de julho de 2024
Hélen Karoline Martins Oliveira, coordenadora do Ministério universidades renovadas- Tocantins