RCC Tocantins
28/11/2009 - 14h49m

Dom Alberto faz primeira pregação do 10º Congresso e preside Santa Missa

 
“O meu coração é só de Jesus, a minha alegria é a Santa Cruz”. Entoando esses versos e refletindo sobre os significados da cruz e do sofrimento na vida do cristão, Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Palmas, conduziu a primeira pregação do 10º Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do Tocantins (RCC/TO). A pregação, que aconteceu na manhã deste sábado, 28, elucidou os mistérios que envolvem a Santa Cruz.

Segundo Dom Alberto, o fato da cruz ter duas hastes - uma plantada no chão e a outra voltada para o céu – ensina-nos que nossa vida também deve estar voltada para estas duas dimensões: para a fraternidade, aberta aos irmãos e para buscar as coisas do alto. “Vida de cristão é como dois polos de energia elétrica, essas duas coisas têm que se encontrar: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, enfatizou.

Embasando suas reflexões em ensinamentos deixados pelos santos da Igreja Católica e em trechos das cartas escritas por São Paulo, Dom Alberto ainda apontou caminhos para que os cristãos encontrem vida nova, mesmo no sofrimento. “Quando Cristo ficou sem nada, quando ele ficou sozinho na cruz, ele transformou sua dor em amor. No dia em que você encontrar o mistério da cruz de Cristo, você começa a virar gente grande”, ressaltou, ao explicar ainda, que na cruz três mistérios se encontram: o mistério de Cristo, o mistério da Igreja e o mistério do cristão.

Por fim, a pregação foi encerrada com um convite à vida missionária. “O discípulo de verdade é missionário. Ele não para”.

MISSA
Dom Alberto Taveira Corrêa também presidiu a Santa Missa deste sábado, realizada logo depois da pregação da manhã. A missa contou a presença de padres de várias dioceses e do bispo da Prelazia de Cristalândia, Dom Rodolfo Luís Weber, que concelebraram com o arcebispo.

Na homilia, Dom Alberto ressaltou a importância dos grupos de oração para a RCC. “A essência da Renovação Carismática Católica não está nos grandes encontros, nas grandes missões que ela faz; está nos grupos de oração”, apontou. Tomando como exemplo a vida monástica beneditina, Dom Alberto convidou os congressistas ainda, para um exercício de despojamento. Cada um foi convidado a deixar no altar do Senhor, seus cargos e funções que exerce dentro da RCC, para que assim como neste domingo nasce um novo ano litúrgico para a Igreja, nasça também uma nova pessoa para servir.

Ana Mariana Araújo
Equipe de Comunicação 10º Congresso da RCC/TO

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/cx

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.