RCC Tocantins
11/12/2007 - 17h31m

Dom Alberto fala sobre a Renovação Carismática do Tocantins

 

Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Palmas e orientador espiritual da Renovação Carismática Católica a nível nacional, Dom Alberto Taveira Corrêa prestigiou o VIII Congresso Estadual da RCC Tocantins. Antes da Celebração da Missa de encerramento do evento, Dom Alberto recebeu a equipe de comunicação e respondeu a algumas perguntas.

Como o senhor avalia o desenvolvimento da Renovação Carismática no Tocantins?

Eu sinto que a Renovação foi ocupando o seu espaço. Primeiro o espaço da sua própria natureza, o que é o dom específico da Renovação Carismática Católica: o apostolado da efusão do Espírito Santo, o exercício dos carismas; tudo isso colocado a serviço da Igreja. Em segundo lugar, a Renovação inserindo-se pastoralmente nas dioceses do nosso Estado do Tocantins. A Renovação hoje é respeitada, valorizada e quando eventualmente existe alguma falha a Renovação tem uma capacidade muito grande de revisão, de crescimento, de retomar, de procurar acertar.

Este congresso também me faz dizer que a Renovação cresceu na sua capacidade de evangelização, de anúncio da Palavra de Deus. Cresceu na capacidade de contribuir com a Igreja naquilo que lhe é próprio para evangelizar. Eu penso que estes três pontos correspondem àquilo que a Renovação está oferecendo à Igreja aqui no Tocantins.

Quais os frutos que o senhor espera da Renovação através da realização deste VIII congresso?

Unidade, força de evangelização, e surgimento de novas vocações de pessoas evangelizadoras.

De que forma o Tocantins deve trabalhar o tema "Discípulos e Missionários" em 2008?

Primeiro na formação. O Tocantins deve primar o trabalho pela formação dos membros da Renovação, e isso valeria para qualquer campo da Igreja, mas eu digo agora especificamente para a Renovação, na formação para o discipulado.

Na medida em que eu sou autenticamente Discípulo, eu já estou caminhando e sendo autenticamente missionário.


Jeferson Rosário de Carvalho
Equipe de Comunicação do VIII Congresso Estadual da RCC-TO

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/94

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.