RCC Tocantins
10/03/2016 - 12h13m

Direcionamento aos artistas do Tocantins

 

Amados irmãos Artistas, a paz de Jesus!

â??E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.â? Lucas 1, 46-50

Duas palavras nos nortearão neste ano de 2016:  MISERICÃ?RDIA e LOUVOR.  Abaixo transcrevo alguns trechos da Carta ao Artistas do mês de janeiro que traz todo o direcionamento para o nosso ministério neste tempo que o Senhor nos convida a sermos misericordiosos como o Pai.

Como temos feito desde o ano de 2013, quando iniciou a moção â??Aos Moldes de Mariaâ?, faremos da mesma forma, vamos seguir obedientes a Deus que nos inspirou: OLHEM PARA MARIA!  Essa é a ordem de Deus para o Ministério de Música e Artes, olhar para Maria em tudo que fizermos.

Nossa Mãe tem nos acompanhado nesses anos, e tantos tem sido os frutos desse tempo de escuta e obediência a Nossa Senhora. Ela que sempre nos aponta seu Filho e nos diz:  "Fazei tudo o que Ele vos disserâ? (Jo 2,5)  E para esse ano de 2016, onde a RCC em comunhão com a Igreja vai mergulhar na misericórdia de Deus, pra onde seguiremos olhando? Sim, para Nossa Senhora, Nossa Mãe! 

â??Salve Rainha, Mãe da Misericórdiaâ?.  Ah tanto tempo a Igreja já nos ensinou a chamá-la assim, Mãe da Misericórdia, e é na Igreja que buscaremos base para aprofundarmos nessa moção deste ano.   Recentemente, no tempo do advento, Raniero Cantalamessa fez uma pregação para a Casa Pontifícia, e dessa pregação, foi tirada o fundamento para o direcionamento deste ano. 

â??Maria é mãe de misericórdia em um duplo sentido. Foi a porta através da qual a misericórdia de Deus, com Jesus, entrou no mundo, e agora é a porta por meio da qual nós entramos na misericórdia de Deus, nos apresentamos diante do â??trono da misericórdiaâ? que é a Trindade. Tudo isso é verdade, mas é só um aspecto da relação entre Maria e a misericórdia de Deus. Ela, de fato, não é só canal e mediadora da misericórdia de Deus; é também o objeto e a primeira destinatária. Não é só aquela que nos obtém misericórdia, mas também aquela que obteve, primeiramente e mais do que todos, misericórdia.  Misericórdia é sinônimo de graça. O título "cheia de graça" é, portanto, sinônimo de "cheia de misericórdia". Maria mesma proclama isso no Magnificat: "Olhou, diz, a humildade da sua servaâ?, â??recordou-se da sua misericórdiaâ?; â??a sua misericórdia se estende de geração em geraçãoâ?.

Por provar da misericórdia, Ela agora quer nos ensinar exatamente isso, passar pela misericórdia, glorificando, exultando de alegria em Deus Pai que é Fonte de toda misericórdia, â??Minha alma glorifica o Senhor... por que, fez em mim maravilhas aquele que é poderosoâ? (Lc 1, 47),como Mestra que é, nos ensina também que o louvor nos leva a consciência do que Deus faz em nós.  Como a Igreja nos abriu as portas da Misericórdia, hoje lemos que Maria é essa porta, por ela Jesus veio ao mundo, e por ela vamos até a Misericórdia de Deus. 

TEMPO DE LOUVOR

Maria, que no Magnificat glorifica e agradece a Deus por sua misericórdia com ela, nos convida a fazer o mesmo neste ano da misericórdia.  Louvar é expressar o bom, dizer o bem. Significa admirar, honrar, levantar os olhos para alguma coisa ou alguém e manifestar isso em palavras. Louvar a Deus é uma das atribuições principais dos anjos, e é privilégio do povo de Deus. (ver Sl 8,2)  E, por que louvá-Lo? Louvar porque Deus é bom, mas especialmente por Ele nos ter dado Cristo Jesus. A eficácia e a importância do louvor são reais. Quando louvamos a Deus, tiramos os olhos de nós mesmos, de nossa realidade e os colocamos em Deus. O louvor nos permite ver a realidade de uma forma nova, transformadora, porque nos permite olhar para tudo com os olhos de Deus. Ele tem o poder de criar em nós uma disposição nova, um sentimento diferente. O louvor traz luz, força, ânimo e coragem.

Ã? essencial no louvor que aquele que está louvando tire os olhos de si mesmo. Por isso, se diz que o louvor tem uma dimensão de gratuidade e esquecimento. Não peço, apenas louvo. Louvar a Deus é colocá-lo no centro de minha vida e dos meus acontecimentos. No louvor, esqueço de mim e dou espaço para que Deus seja!

Somos chamados a TOCAR!

Deus pede a todos os servos da RCC, pela ação do Seu Espírito, para tocarmos as pessoas. Mas o que é tocar? Tocar não se resume somente a gesto físico, mas sim ir ao encontro do outro. Conhecer a realidade de cada um, suas alegrias e tristezas, a exemplo das comunidades dos primeiros cristãos. (Atos 4, 32 a 37). Ã? o que Ele quer de nós daqui para frente! Que possamos agir com gratuidade que não se confunde com reciprocidade. Devemos viver a gratuidade, ser diferentes dos que servem sempre esperando algo em troca; devemos ser misericordiosos. Grupo de Oração é lugar de amor e  misericórdia de Deus.

Conclusão do direcionamento

Vamos sempre olhar para Maria, para que ela nos ensine o que fazer e como fazer.  Como foi citado acima, existem duas palavras de ordem para nós: MISERICÃ?RDIA E LOUVOR. E como disse Raniero, no Magnificat, Maria glorifica e agradece a Deus por sua misericórdia. E logo depois diz que o Magnificat é o cântico à misericórdia de Deus e que deve ser ressoado todos os dias na Igreja. 

Fica muito claro pra nós que 2016 é o ano do Ministério de Música e Artes viver o MAGNIFICAT com toda a intensidade.  Vamos mergulhar na misericórdia de Deus que se estende de geração em geração e chegou até nós e vamos levar os nossos irmãos para serem acolhidos, como Israel o foi, â??lembrado de Sua misericórdiaâ?.

Quero partilhar ainda uma visão que o Senhor nos deu na última reunião do MMA de 2015 na cidade de Gurupi quando orávamos pelo Ministério de Música e Artes.

}  Visão de uma plantação bem verde, bela  em crescimento.  Sobre ela  estava o sol  a brilhar muito radiante. O Senhor  também nos dava uma visão de chuva sobre a plantação, que ao irrigar todo o solo fazia com que a plantação crescesse.

}  Palavra que o Senhor nos deu: Colheita

}  Entendimento:  A plantação são os Artistas que através da formação realizada em todo o estado vem crescendo em conhecimento ministerial e espiritual.   A chuva e o sol é a graça de Deus sendo derramada para que as sementes da formação lançadas ao solo sejam fecundadas, cresçam e dêem muitos frutos.

A palavra colheita entendemos que é a promessa de Deus para o nosso ministério.  Já é visível aos nossos olhos o início desta colheita nos nossos ministérios de música e dentro das expressões de dança e teatro. Mas é certo que ainda veremos e colheremos muito ainda deste tempo que estamos vivendo.

Que a Virgem Maria, Rainha do Louvor e da Misericórdia nos ajude a sermos verdadeiramente ministros do louvor e da misericórdia Divina!

Raquel Soares Borges

Coordenadora Estadual da Ministério de Música e Artes

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/we

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.