RCC Tocantins
28/01/2010 - 09h25m

Deus nos fala por meio da sua Palavra

 
Por Claudia Rosane da SIilva Afonso

A primeira leitura de domingo (24) mostra o povo de Jerusalém unido, atento e feliz, ouvindo a Palavra do Senhor sendo explicada pelo sacerdote Esdras: “Leram clara e distintamente o livro da lei de Deus e explicaram seu sentido de maneira que se pudesse compreender a leitura... E Neemias disse-lhes ‘...não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força.’”.

Por meio da providência divina, percebemos que Deus está nos preparando com o tema de 2010: “Proclama a Palavra, anuncia a Boa Notícia!”. Sendo a leitura dominical extraída exatamente do livro de Neemias, o qual vem sendo sugerido que leiamos e tenhamos pleno conhecimento, para que “unidos pela Palavra, reconstruamos as muralhas”.

Mas o Senhor não realiza suas obras pela metade e através do Evangelho também continha no Prólogo de São Lucas: “Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista, para libertar os oprimidos e proclamar um ano da graça do Senhor’”. O próprio Jesus nos pede que anunciemos a Boa Nova. E o Salmo veio completar: “vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!”.

Irmãs e irmãos, precisamos atender ao ensino de Nosso Senhor Jesus Cristo, lendo e meditando a Palavra do Senhor incessantemente.

O Documento de Aparecida em seus parágrafos nos instrui:

248. “Faz-se, pois, necessário propor aos fiéis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo caminhão de ‘autentica conversão e de renovada comunhão e solidariedade’. Essa proposta será mediação de encontro com o Senhor se for apresentada a Palavra revelada, contida na Escritura como fonte de evangelização.

249. Entre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura existe uma privilegiada a qual todos somos convidados: a Lectio divina ou exercício de leitura orante da Sagrada Escritura. Essa leitura orante, bem praticada, conduz ao encontro com Jesus-Mestre, ao conhecimento do mistério de Jesus-Mestre, à comunhão com Jesus-Filho de Deus e ao testemunho de Jesus-Senhor do universo. Com seus quatro momentos (leitura meditação, oração, contemplação), a leitura orante favorece o encontro pessoal com Jesus Crsto semelhante ao modo de tantos personagens do Evangelho.

250. Encontramos Jesus Cristo, de modo admirável, na Sagrada Liturgia.

Amados irmãos, reflitamos a importância de ler, buscar, meditar acolher, proclamar anunciar, revelar, estudar, partilhar, resgatar, amar, viver compreender, entender, saber conhecer a Palavra de Deus. Isso precisa ser um ato constante em nossa vida.

Que Deus abençoe a cada um de nós com seu Espírito Santo para que tenhamos a força e a persistência necessária para “proclamarmos a Palavra e anunciarmos a Boa Notícia!”.

FONTE: RCC BRASIL

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/cR

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.