RCC Tocantins
11/08/2008 - 14h15m

Começa amanhã Congresso Missionário Americano

 
Falta um dia para iniciar o 3º Congresso Americano Missionário e o 8º Congresso Latino-americano (CAM 3/Comla 8) que acontecem em Quito, Equador, de 12 a 17 de agosto. Cerca de 3 mil pessoas são esperadas para participar do evento que tem como tema e lema, respectivamente, "A Igreja em discipulado missionário" e "América com Cristo, escuta, aprende e anuncia".

Compõem a programação do congresso 16 fóruns que serão trabalhados com perspectivas no Evangelho, na Missa e na Humanidade. Entre eles: Missão ad Gentes no mundo de hoje; Missão e Família; Missão Exclusão e Globalização; Missão e Laicato, e outros. Além dos fóruns haverá missas, palestras e testemunhos.

O congresso é fruto da iniciativa de várias instituições que têm por objetivo colocar em prática a experiência do discipulado e se colocar em estado permanente de missão e impulsionar a Nova Evangelização e Missão ad Gentes São elas: a Congregação para a Evangelização dos Povos, conferências episcopais da América, Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), direções nacionais das Pontifícias Obras Missionárias na América, Conferência Episcopal Equatoriana, Arquidiocese de Quito, igrejas particulares da América, congregações religiosas, movimentos eclesiais e missionários, leigos e jovens.

A missa de encerramento do Congresso acontece no dia 17, no Estádio da Liga Desportiva Universitária de Quito, que é também, a eucaristia de envio da Missão Continental, onde estão presentes os presidentes das conferências episcopais da América Latina e do Caribe, que recebem das mãos do presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), dom Raymundo Damasceno Assis, uma réplica da imagem que o Papa Bento XVI doou à Conferência de Aparecida. Os bispos também são encarregados de animar e impulsionar a missão continental em seus respectivos países.

A missa de envio da Missão Continental é presidida pelo arcebispo de Santo Domingo, cardeal Nicolas de Jesús López Rodríguez, delegado do Papa Bento XVI como seu representante para o Congresso Missionário. A celebração eucarística é transmitida a todo o continente por meio das emissoras de rádio e televisão da Igreja.
 
Fonte: CNBB

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/aP

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.