RCC Tocantins
21/08/2015 - 14h45m

Carta aos Artistas do Brasil: "Fidelidade de Maria"

 

Todo dia 22 de cada mês é destinado para a Mobilização de Oração pelo Ministério de Música e Artes (MMA) da Renovação Carismática Católica (RCC). Nesse dia, todos os artistas do Brasil, são chamados a rezar, em unidade, pelo Ministério, fazendo assim com que a Graça de Deus chegue a todos os cantos do país.

O Dia 22 foi em escolhido em memória ao dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. Nesse dia, também, vamos pedir para Santa Cecília interceder por cada retiro que será realizado no Tocantins. 

Confira abaixo a encaminhada pelo coordenador nacional do ministério, Juninho Cassimiro, para este mês de agosto:

Carta aos Artistas do Brasil: â??Fidelidade de Mariaâ?

A paz de Jesus, meus irmãos!

Na caminhada que estamos fazendo, os passos são esses: os frutos do Espírito. Esse mês vamos nos deparar com um dos frutos do Espírito tão essencial quanto os outros, a fidelidade.

Fidelidade de Maria

Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor.

Faça-se em mim segundo a tua palavra.

E o anjo afastou-se dela. (Lc 1,38)

Maria encontrou graça diante de Deus, e foi-lhe confiada a grande missão: fazer parte diretamente do plano de salvação da humanidade. Quando o Anjo Gabriel lhe apresenta esse plano, e diz que ela dará a luz ao filho de Deus pela ação do Espírito, Maria se compromete. Pois para falarmos de fidelidade, temos que perguntar, fidelidade a quem ou a que? Maria diz, "Eis aqui a serva" e por ser serva faz tudo o que o seu Senhor quer: "Faça-se em mim segundo a tua palavra". Não existe dúvida em que Maria foi fiel à essas palavras, que na verdade são compromissos firmados com Deus diante do Anjo Gabriel.

Ela é fiel servindo a Jesus como Mãe, agora tinha que dar toda a sua vida para esse filho que logo mais "salvará o seu povo de seus pecados" (Mt 1,21b). Durante todo o tempo de Jesus esteve na terra, Maria o serviu, principalmente durante os seus trinta anos. A cada dia, Maria se colocava a serviço do filho de Deus. Foi serva do Senhor, alimentando-o, educando-o, protegendo-o e o salvando da morte, junto com São José. Não houve um dia que Maria não o serviu. A alegria de Maria estava em honrar seu compromisso, ser serva do senhor. Ela foi fiel ao Senhor.

Depois das Bodas de Caná, Maria sai de cena. Aparece uma única vez quando quer ver seu filho, e ainda esperava do lado de fora. (Mt 12,46-50). Já não é mais citada, Ela não está perto dele na hora dos milagres, em que Ele é rodeado de pessoas, não está perto quando Jesus entra em Jerusalém e o povo grita "Bendito o que vem em nome do Senhor" (Lc 19,38). Nesses momentos, Maria está escondida. Ela aparece novamente, só na cena do calvário. Ali está Maria, de pé, firme diante do filho que se entrega para salvar a humanidade. Depois a vemos no cenáculo, no dia de Pentecostes, onde nasce a Igreja. Não é interessante ver Maria tão pouco citada nos Evangelhos, mas vê-la nos momentos cruciais da história de Cristo e da Igreja?

â?¢ No nascimento de Jesus, quando o Verbo se fez carne, foi nela e com ela que tudo aconteceu.

â?¢ Na Cruz quando Cristo redime o mundo, ela está ao lado, e a Igreja a chama de corredentora.

â?¢ E em Pentecostes, quando o Espírito Santo vem sobre a Igreja, ali está Ela, fiel a todo o plano que Deus traçou na vida Dela.

Maria foi fiel como se comprometeu, serva e pronta à fazer a vontade do Senhor.

Fidelidade por amor

Sem amar a Deus é impossível ser fiel.

Por que toda a fidelidade a Deus está ligada ao seu amor por Ele.

Só existe a "fidelidade" porque um dia houve a "infidelidade". Voltamos lá em Gênesis: Adão e Eva sabiam que não podiam comer do fruto da árvore que estava no meio do jardim (Gn 3,3). Quando eles comem, passam a ser infiéis. Percebam que se não houvesse nenhum fruto proibido eles não cairiam. Mas é exatamente aí que está a prova de amor. Ã? o fato de existir a possibilidade de eu ser infiel é o que me faz ser fiel. O que me torna fiel é ter a chance de ser infiel e não ser. O que torna o marido fiel a sua esposa é exatamente o fato de existirem outras mulheres no mundo e ao seu redor. Se a esposa fosse a única no mundo, que mérito teria o marido por essa fidelidade? Mas por que o marido ama a esposa, isso a torna única para ele, mesmo existindo tantas outras mulheres. A resposta da fidelidade está no amor. O pecado da infidelidade está no amor próprio.

Olhe para o seu ministério, o que te torna infiel a ele? Pense, quando sou infiel ao meu ministério, é porque apareceu-me outra coisa que eu julgava ser melhor pra mim naquele momento. Mesmo que outra coisa tenha sido "descansar". Ã? o fruto proibido que me é apresentado e eu escolho ele em vez de honrar meu compromisso. Poderia eu aqui colocar uma lista de situações que caracterizam a nossa infidelidade, pautado nas partilhas que ouvimos de tantos coordenadores espalhados pelo nosso país. Essa meditação tem que partir do momento em que você se comprometeu. Quais foram seus compromissos com Deus quando você disse seu sim? Com certeza você já rezou com as palavras de Nossa Senhora: "Eis aqui o servo do senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra". O "eis-me aqui" quando é falado na emoção tem tudo pra ser uma mentira. Agora, é a sua convicção de amor a Deus que o torna fiel aos seus compromissos.

A falta de amor a Deus torna-te adúltero. Escolhe as paixões que a Deus. E isso trava-lhe as pernas. Fecha-lhe os lábios, e nada mais pode sair de bom. "Protestai contra vossa mãe, protestai, porque já não é minha mulher e já não sou seu marido. Afaste ela de sua face, suas fornicações e seus adultérios de entre os seus seios, para que eu não a desnude como no dia de seu nascimento e não a torne como um deserto; para que eu não a reduza a uma terra seca e não a deixe perecer de sede. Não terei compaixão de seus filhos, porque são adulterinos. Sim, sua mãe cometeu o adultério, desonrou-se aquela que o concebeu. Ela disse consigo mesma: "Seguirei os meus amantes que me dão meu pão e minha água, minha lã e meu linho, meu óleo e minha bebida" (Os 2,4-7)

Quão duras são essas palavras que Deus proferiu ao seu povo que o traiu. Por isso é tão necessário reunir todo o Ministério de Música e Artes para clamar a Deus misericórdia pois ele quer a nossa reconciliação e nossa fidelidade. "Por isso a atrairei, a conduzirei ao deserto e lhe falarei ao coração" (Os 2,16) Ouçam o Senhor nos atraindo para falar ao nosso coração. Para renovarmos os nossos votos de fidelidade. O Senhor disse-me: "Ama de novo a uma mulher que foi amada de seu amigo, e que foi adúltera", pois é assim que o Senhor ama os filhos de Israel, embora se voltem para outros deuses e gostem das tortas de uvas" (Os 3,1)

Fidelidade na cruz

E na hora da prova, como ser fiel? Pois muitos se dizem "fiéis" mas quando tudo está bem, quando não existem tantos problemas aparentes. Lembra de Jó? O próprio Deus falou para Satanás: "Notaste o meu servo Jó? Não há outro igual a ele na terra. Ã? um homem íntegro e reto, temente a Deus e se mantém longe do mal" (Jó, 1,8) Satanás atribuiu isso às posses de Jó, e garantiu a Deus que Jó o negaria se o tirasse tudo. Sim, Jó perdeu tudo, até seus filhos. A resposta dele foi: "Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: Bendito seja o nome do Senhor" (Jó 1,21).

Eu te pergunto irmão e irmã, e se você perder sua segurança financeira? E se agora, com essa crise financeira que estamos enfrentando, atingir você e os seus? E se você tiver que perder tudo? Você repetirá como Jó: Bendito seja o nome do Senhor? Seguirá servindo-o com alegria? Tantos perdem a paz quando se acaba o dinheiro.

Mas Jó seguiu sendo provado, e Satanás toucou em sua saúde, jurando que Jó negaria a Deus. O Senhor conhecia a fidelidade de Jó. Ele ficou enfermo, uma úlcera maligna tomou todo o seu corpo, sua esposa o tentou dizendo para ele amaldiçoar a Deus, e o interessante é que ela diz: "Persiste ainda em tua integridade?" (Jó 2,9) Olha que fantástico esse homem! Está sendo questionado, pela sua própria esposa porque é fiel. A fidelidade dele está incomodando sua mulher. Porque é natural que na penúria haja murmurações, reclamações e até deixem a Deus. Mas ele lhe da uma nova lição: "Falas como uma insensata. Se aceitamos de Deus a felicidade, não deveríamos também aceitar a infelicidade?" (Jó 2,10)

A Cruz é para os fiéis, os infiéis não entendem a linguagem da Cruz. "Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade comprovada, produz a esperança". (Rm 5,3-4) Muitos permanecem enquanto estão em evidência. Quando precisam se esconder, ou deixar a frente, já não sabem como lidar com essa situação e deixam tudo. Muitos só querem ser cabeça e não sabem ser corpo. Muitos só sabem liderar e não gostam de ser liderados. Pecam contra a fidelidade. A quem Deus pode apontar hoje como um servo fiel? Será que Deus pode olhar para você e falar para qualquer um "Notaste a fidelidade do meu filho?"

Fidelidade ao movimento da RCC

Fazemos parte de um movimento da Igreja Católica, por isso, precisamos ser fiéis ao chamado que temos, como carismáticos. Fiéis ao nosso grupo de oração, à todas as instâncias de coordenação. Quando você diz seu sim para fazer parte do Ministério de Música e Artes, existe aí irmão e irmã, um compromisso com a Renovação Carismática Católica. Portando, existem compromissos que precisam ser honrados. Quando você faz somente a sua própria vontade dentro do seu ministério, ou na sua coordenação, você fere seu compromisso com o movimento. A infidelidade separa, a fidelidade une.

Em sua oração, peça ao Espírito Santo a graça desse fruto. Deseje se converter para ser fiel a Deus e a seus irmãos. Clame ao Espírito para que você possa cada dia mais amar a Deus sobre todas as coisas e esse amor te faça um homem, uma mulher fiel ao seu Senhor.

E possamos cantar juntos â?? Maria santa e FIEL ensina-nos a viver como escolhidos!

Abraços, desse pobre pecador.

Juninho Cassimiro Coordenador Nacional do Ministério de Música e Artes Renovação Carismática Católica do Brasil - RCCBRASIL

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/ve

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.