RCC Tocantins
23/04/2012 - 08h28m

Carismas no Grupo de Oração

João Paulo Veloso 
Divulgação
Formação ministrada durante o IX Encontro Estadual de Servos da RCC do Tocantins, realizado em abril de 2012, em Porangatu (GO)
Formação ministrada durante o IX Encontro Estadual de Servos da RCC do Tocantins, realizado em abril de 2012, em Porangatu (GO)

IX Encontro Estadual de Servos da RCC Tocantins

Porangatu-GO, 21/04/2012

Formação: Os Carismas no Grupo de Oração e o Ciclo Carismático

Formador: João Paulo Veloso, seminarista da Arquidiocese de Palmas

1. INTRODUÇÃO

Qual é o papel dos carismas no Grupo de Oração (GO)? Quais são os requisitos que o GO deve ter para a manifestação dos carismas? Como acontecem os carismas?

Essa formação visa tentar elucidar estes três questionamentos.

2. RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

Que tipo de Renovação nós somos? Que tipo de movimento nós somos? A Renovação é plenamente católica, um movimento eclesial aprovado e incentivado pela Igreja e que, a nível internacional, possui um escritório no Vaticano, o ICCRS. Nós não temos dúvida de que somos católicos, a serviço da Igreja Católica.

Mas a Renovação, além de Católica, é CARISMÁTICA. Esse adjetivo significa muito quando pensamos em nossa identidade. O ser “carismático” vai muito além do uso dos carismas. É todo um modo novo de pensar e agir, a partir da experiência concreta do amor de Deus, que culmina com a declaração do senhorio de Jesus sob a ação da efusão do Espírito Santo em nossas vidas!

Nesta formação, no entanto, não ampliaremos o foco para a Vida no Espírito, mas apenas na questão do uso dos carismas.

3. OS CARISMAS

“Agora, a respeito dos dons do Espírito, irmãos, não quero que vivais na ignorância. Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes atividades, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito, em vista do bem de todos. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de conhecimento segundo o mesmo Espírito. A outro é dada a fé, pelo mesmo Espírito. A outro são dados dons de cura, pelo mesmo Espírito. A outro, o poder de fazer milagres. A outro, a profecia. A outro, o discernimento dos espíritos. A outro, a diversidade de línguas. A outro, o dom de as interpretar. Todas essas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer” (1Cor 12,1.4-11).

Por esta passagem da Carta aos Coríntios, podemos perceber que:

1) Todos os carismas são DONS do Espírito. Carisma vem de Charismata, da raíz Charis, que quer dizer GRAÇA em grego. É um dom de Deus, imerecido, que o Espírito dá a quem quer e na hora que quer.

2) Na comunidade nascente de Corinto, Paulo queria que TODOS conhecessem a natureza dos dons espirituais. É preciso buscar formação constantemente para que estes mesmos dons atuem através de nós de forma mais livre.

3) O lugar privilegiado para o exercício dos carismas é a COMUNIDADE de fé reunida. Os carismas não se orientam para a edificação pessoal, como as virtudes, mas sim para a edificação da comunidade. Na sequência dessa passagem, Paulo fala justamente que todos nós formamos um único corpo, cada um como um membro diferente.

4. OS CARISMAS NO GRUPO DE ORAÇÃO

A comunidade de fé reunida expressada pela RCC tem um nome: Grupo de Oração. Portanto, em nosso movimento, o lugar adequado para o exercício dos carismas é o GO.

O GO “carismático” é aquele em que toda a comunidade dos fieis experimenta, de alguma forma, a efusão do Espírito Santo. Os carismas fluem naturalmente à medida que o GO acontece, e à medida da perseverança dos membros a cada semana. Em algumas pessoas, determinado carisma é tão latente e frequentemente dado pelo Espírito que pode-se dizer que ele se torna um ministério para a pessoa. Exemplo: o carisma não é “tocar violão”. Este é um dom que pode ser muito bem exercitado com treino e perseverança por praticamente qualquer pessoa determinada a fazê-lo. É uma ação humana. Mas “tocar violão com unção” é o carisma, que o Espírito concede àquela pessoa no momento do GO, para a edificação da comunidade. Essa pessoa recebe esse carisma tão frequentemente, prepara-se espiritualmente para exercitá-lo (através de oração, jejum e caridade) e a cada semana há “mais unção”. Então pode-se dizer que esta pessoa é verdadeiramente um “ministro de música”. A mesma coisa acontece com o intercessor, o pregador...

Assim vemos que o carisma nunca é para a promoção pessoal. Jamais devemos pedir os carismas para “aparecer”. O carisma só entra em ação quando o Espírito de Deus decide que é necessário para o crescimento da comunidade de fieis.

O Concílio Vaticano II, que a Igreja comemora seu cinquentenário neste ano de 2012, na Constituição Dogmática sobre a Igreja (Lumen Gentium), no número 12, afirma o seguinte sobre os carismas:

“Estes carismas, quer sejam os mais elevados, quer também os mais simples e comuns, devem ser recebidos com ação de graças e consolação, por serem muito acomodados e úteis às necessidades da Igreja. Não se devem porém, pedir temerariamente, os dons extraordinários nem deles se devem esperar com presunção os frutos das obras apostólicas”.

A Igreja nos ensina como receber os carismas: com ação de graças e consolação. Mas também nos exorta a não os pedirmos temerariamente, nem achar que as coisas só vão funcionar se houver sinais miraculosos em nosso meio! Já ouvi um pregador afirmar que até para calçar a meia ele reza em línguas, pois estaria seguindo o conselho de São Paulo: “orai em todas as circunstâncias”. É obviamente um exagero de sua parte.

Na verdade, os carismas servem ao bem comum. Mas o principal lugar de ação do poder de Deus são os sacramentos. Se no mesmo lugar estiverem acontecendo simultaneamente um grupo de oração (ou oração de intercessão, ou núcleo de discernimento) e uma missa, vá à missa. Se você tem a opção de ir ou para o “plantão do ministério de cura” ou para o “mutirão de confissão na paróquia”, acontecendo no mesmo horário, vá à confissão. E, se houver uma pessoa gravemente enferma, ore por sua cura, mas também chame o sacerdote!

5. REQUISITOS PARA UM GRUPO DE ORAÇÃO TER OS CARISMAS

Frequentemente ouço lamentações saudosistas: “no meu tempo, os milagres aconteciam...”. Por que será que vários Grupos de Oração deixaram de ser carismáticos?

Uma das características mais belas de nosso movimento é a unidade. Você reconhece um carismático em qualquer lugar do Brasil. O jeito de sorrir, de falar, as expressões... somos todos muito parecidos, mas não somos uniformes. Quando deixamos a unidade, perdemos também outras características preciosas.

Quero partilhar uma visualização que alguns membros do conselho estadual tiveram durante um momento de intercessão, no mês de fevereiro:

“Uma cachoeira bela e poderosa, com água pura e saudável, formava um grande lago precioso. Do lago, em correntes fortes, saíam cinco rios que irrigavam cinco áreas diferentes. Rios diferentes, mas a mesma água: a água que vinha da cachoeira”.

O discernimento desta visualização é o seguinte: esta cachoeira representa a instância máxima de discernimento de nosso movimento, o Conselho Nacional da RCCBrasil. Cada um dos rios representa nossas cinco dioceses no Tocantins. A água que vem da cachoeira e corre pelos rios são as moções do Espírito Santo. Como membro da Equipe de Serviço Nacional da RCCBrasil, posso afirmar com segurança que o Conselho Estadual da RCCTocantins tem transmitido essa água bela, poderosa, pura e saudável para todas as nossas dioceses. Tenham a certeza que todas as moções de Deus que vêm da Nacional são repassadas integralmente a cada diocese.

O seu Grupo de Oração tem estado em comunhão com a RCC diocesana? É notório que, quando um GO segue as moções e direcionamentos da Diocese, ele cresce, as pessoas se aproximam e retornam, os carismas florescem. Essa é a graça que a UNIDADE produz.

Um outro aliado poderoso para o reflorescimento dos carismas em nossos GO é o Projeto Amigos de Deus. Quando os servos voltam a se debruçar sobre a Palavra, o terço, o jejum, a confissão e a Eucaristia, a percepção espiritual e a unção de todo o Grupo cresce exponencialmente. A busca da santidade pelos servos do GO é um fator fundamental para a profusão dos carismas, e o Projeto Amigos de Deus tem ajudado centenas de grupos de oração a se reerguer.

Ainda nesta semana, com a rede de intercessão formada pelo conselho estadual da RCC por este evento, o Senhor nos dava a moção de orarmos com o Salmo 94, mas especialmente com o versículo 1: “Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o rochedo que nos salva”. Também houve uma visualização ligada a essa Palavra:

“Um rochedo enorme nós estamos minerando, transformando em paralelepípedos que se encaixam perfeitamente; nós mesmos nos transformamos nestes paralelepípedos”.

O discernimento desta Palavra e dessa visualização nos indica que, no Grupo de Oração, os carismas são estes paralelepípedos que se encaixam perfeitamente, dando forma ao grande rochedo espiritual que é o Corpo de Cristo, aquele que nos salva! Ou seja, nenhum carisma, quando vem do Espírito, desordena a assembleia ou eclipsa os demais; pelo contrário, todo carisma verdadeiro EDIFICA. Devemos desejar ardentemente que nós estejamos abertos para a ação livre do Espírito Santo em nossas reuniões, grupos, núcleos!

6. COMO OS CARISMAS ACONTECEM NOS GRUPOS DE ORAÇÃO

Quem exerce os carismas no grupo de oração? Somente as pessoas que estão com o microfone? E a COMUNIDADE? Os dirigentes devem dar espaço para os carismas se manifestarem, pedindo para orarem uns pelos outros, deixar Deus falar através de ciência, sabedoria, visualizações e curas.

Na RCC, falamos do Ciclo Carismático. Basicamente, consiste na oração de louvor em vernáculo, seguida pela oração no Espírito e encerrada com um momento de silêncio, no qual a unção de Deus paira sobre a comunidade e os carismas se manifestam.

Tem sido bastante comum a omissão do precioso momento de silêncio. Reza-se de qualquer jeito, às pressas, como para cumprir um protocolo. No ápice do louvor no Espírito, quando tudo está levando ao silêncio, os músicos repetem o refrão da música que estavam tocando, perde-se o momento da unção e a oração acaba, sem que tenhamos ouvido a voz de Deus através da manifestação dos carismas.

Neste ano do pastoreio, Deus nos oferece estas preciosas ferramentas para cada Grupo de Oração exercer sua missão de pastorear: os carismas.

Tags: Formação

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/oO

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.