RCC Tocantins
20/08/2007 - 14h42m

Cardel admite modificações no documento de Aparecida

 
O cardeal-arcebispo de Santiago do Chile, Francisco Javier Errázuriz Ossa, admitiu ontem, que as conclusões da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, realizada de 13 a 31 de maio passado, em Aparecida, São Paulo, foram modificadas, antes de serem entregues ao papa, mas sublinhou que tais modificações foram feitas "sem trair o espírito do texto".

A declaração do cardeal é uma resposta à revelação feita ontem, pelo jornal paulista "O Estado de São Paulo", de que o documento conclusivo teria sofrido alterações, não apenas de caráter gramatical e redacional, mas também conceituais e de conteúdo.

O Cardeal Errázuriz Ossa rebateu, assegurando aos jornalistas que as modificações carecem de relevância.

"São formulações que não têm a importância que lhes estão atribuindo neste momento" _ argumentou o purpurado, que era presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), quando da realização da conferência de Aparecida.

"Não sei quem o alterou, mas quero saber, porque não é a primeira vez que isso acontece" _ afirmou o cardeal-arcebispo de Salvador, Bahia, Geraldo Majella Agnelo, primaz do Brasil, em declarações ao "O Estado de São Paulo".

"As mudanças mais significativas _ segundo teriam informado ao diário paulista, leigos e teólogos latino-americanos _ se referem às CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), núcleos vinculados à Teologia da Libertação, com grande atuação pastoral e ideológica no continente, nos últimos 40 anos" _ afirma o "O Estado de São Paulo".

Depois de ter sido aprovado pelos 266 bispos que estiveram reunidos em Aparecida, o documento foi corrigido pelo cardeal-arcebispo de Santiago do Chile, Francisco Javier Errázuriz Ossa, e pelo bispo de Reconquista, Argentina, Dom Andrés Stanovnik, então presidente e secretário, respectivamente, do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano).

A seguir, foi entregue a Bento XVI, pelo Cardeal Majella Agnelo (um dos presidentes da conferência de Aparecida), juntamente com os cardeais Errázuriz Ossa e Giovanni Battista Re, este último, prefeito da Congregação para os Bispos.
O Geraldo Majella Agnelo pediu que a versão original do documento fosse restaurada, mas o atual presidente do CELAM e arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, considera difícil que o texto possa ser modificado, depois de ter sido aprovado por Bento XVI


Fonte: Radio Vaticano


LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/78

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.