RCC Tocantins
06/08/2007 - 17h47m

Bento XVI reflete sobre o acúmulo de riquezas

 

A riqueza não é um bem absoluto, embora seja em si um bem. Por isso, o acúmulo de dinheiro e propriedades não serve para entrar no Paraíso. Foi a advertência do papa na oração do Angelus, ao meio-dia deste domingo.

No pátio interno da residência pontifícia de verão de Castel Gandolfo, a cerca de 30Km de Roma, o pontífice meditou sobre o Evangelho deste domingo, a parábola do rico insensato. "A palavra de Deus nos estimula a refletir sobre como deve ser o nosso relacionamento com os bens materiais", disse o papa, continuando:

"A riqueza, mesmo sendo em si um bem, não deve ser considerada um bem absoluto. Sobretudo não assegura a salvação, ao contrário, poderia até mesmo comprometê-la seriamente."

Precisamente sobre esse perigo, no Evangelho de hoje Jesus chama a atenção dos seus discípulos, continuou o papa, acrescentando:

"É sabedoria e virtude não apegar o coração aos bens deste mundo, porque tudo passa, tudo pode acabar repentinamente. O verdadeiro tesouro que devemos buscar sem parar para nós cristãos está nas coisas do alto, onde se encontra Cristo sentado à direita do Pai."

Bento XVI recordou também que amanhã, segunda-feira, celebraremos o 29º aniversário da morte de Paulo VI, ocorrido no dia 6 de agosto de 1978, na solenidade da Transfiguração do Senhor. O papa evidenciou a missão do seu predecessor em anos nada fáceis do século passado:

"O dia da solenidade da Transfiguração permanece ligado à memória do meu venerando predecessor, o Servo de Deus Paulo VI, que precisamente aqui, em Castel Gandolfo, em 1978 completou a sua missão e foi chamado a entrar na casa do Pai celeste: a sua recordação seja para nós convite a olhar para o Alto e a servir fielmente o Senhor e a Igreja, como ele fez em anos difíceis do século passado."

"Que Nossa Senhora - continuou o papa - nos obtenha essa graça, precisamente no dia de hoje, no qual celebramos a memória litúrgica da Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior." "Esta é a primeira Basílica do Ocidente construída em honra a Maria e reedificada em 432 pelo papa Xisto III, para celebrar a divina maternidade de Nossa Senhora, dogma que fora solenemente proclamado no Concílio Ecumênico de Éfeso, no ano precedente".

Após a recitação da oração mariana, Bento XVI quis dirigir um pensamento especial aos responsáveis e aos fiéis da Igreja Ortodoxa Romena, poucos dias depois da morte do patriarca, Sua Beatitude Teoctist.

"Às exéquias solenes, que tiveram lugar sexta-feira, na catedral patriarcal de Bucareste enviei como meu representante o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, com uma delegação especial." "Com estima e afeto, quero recordar esta nobre figura de Pastor que amou a sua Igreja e deu uma contribuição positiva às relações entre católicos e ortodoxos, encorajando constantemente a Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa no seu conjunto".

O papa recordou também as duas visitas que Sua Beatitude Teoctist fez ao Vaticano, ao papa João Paulo II, e o acolhimento que reservou ao Bispo de Roma na sua "histórica" peregrinação à Romênia, em 1999. São "testemunhos claros do seu empenho ecumênico", disse Bento XVI.

"Eterna seja a sua memória: é assim que a tradição litúrgica ortodoxa encerra o rito fúnebre de todos aqueles que adormecem no Senhor. Façamos nossa, esta invocação - continuou o Santo Padre - pedindo ao Senhor que acolha este nosso Irmão no seu reino de luz infinita e lhe conceda o repouso e a paz prometidos aos servidores fieis do Evangelho."

O patriarca Teoctist, que durante 21 anos foi o pastor espiritual do segundo maior povo ortodoxo do mundo, foi enterrado na Catedral Metropolitana de Bucareste, com as mais altas honras civis e religiosas.

Concluindo o Angelus dominical, o pontífice saudou ainda, em várias línguas, os diversos grupos de fiéis e peregrinos presentes em Castel Gandolfo, e concedeu a todos a sua Benção apostólica.

Fonte: Radio Vaticano

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/6C

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.