RCC Tocantins
17/04/2007 - 14h10m

Beatificado Pe. Luigi Boccardo, 'sacerdote da Divina Misericórdia'

 
Na cidade italiana de Turim

TURIM - Apóstolo incansável do amor misericordioso de Deus, o sacerdote Luigi Boccardo foi proclamado beato no sábado, em sua cidade natal, Turim (Itália).

Enviado por Bento XVI, o prefeito da Congregação vaticana para as Causas dos Santos, o cardeal José Saraiva Martins, inscreveu o Pe. Boccardo no catálogo dos beatos durante a solene concelebração eucarística que presidiu, na igreja da Santa Face, o cardeal Severino Poletto, arcebispo local.

O novo beato nasceu em 9 de agosto de 1861. Sétimo de dez irmãos, teve como padrinho de batismo um deles, Giovanni Maria, futuro sacerdote beatificado por João Paulo II em 1998.

Ingressou no seminário diocesano em 1875 e recebeu a ordenação presbiteral em 1884, sendo destinado como vice-pároco de seu irmão. Antes de um ano foi designado vice-reitor e pai espiritual dos jovens sacerdotes do internato eclesiástico do Santuário da Consolata. Também foi professor da escola de Teologia do seminário. Formou gerações inteiras de sacerdotes diocesanos.

Entre seus muitos trabalhos ministeriais, monsenhor Luigi se dedicava com especial atenção à confissão e à direção espiritual. Permanecia horas em seu confessionário no Santuário da Consolata, acolhendo inumeráveis penitentes de toda classe e condição.

Quando em 1913 morreu seu irmão Giovanni Maria, passou a ser superior geral da congregação religiosa que aquele havia fundado: as Filhas Pobres de São Caetano. Nesta, fundou o ramo contemplativo -- as Irmãs de Jesus Rei -- acolhendo jovens cegos que consagram sua vida à oração e ao sacrifício.

Em 1931 fez construir o Santuário de Jesus Cristo Sacerdote Rei.

Morreu em 9 de junho de 1936.

«Seu carisma de formador e fundador foi revelar o Amor misericordioso de Jesus, Sacerdote e Rei, a seus irmãos, especialmente na formação do clero, no sacramento da Reconciliação e na direção espiritual de todos que se aproximavam de seu confessionário», sintetizou nos microfones da «Rádio Vaticano» a superiora geral das Filhas Pobres de São Caetano, a madre Teresa Ponsi.

O beato Luigi Boccardo «pode ser definido como ‘um sacerdote sempre sacerdote’ -- acrescenta. Para ele, ser sacerdote foi a aventura mais estupenda»; «mestre e guia do jovem clero, confessor e diretor espiritual de toda classe de pessoas, era o ‘sacerdote da Divina Misericórdia’ e a espalhava abundantemente».

«Contemplativo e apóstolo, teve uma intuição de caridade delicadíssima ao compreender que também as pessoas cegas podem viver a vida religiosa, porque ante Deus não existe impedimento com relação a quem, por sua graça, é chamado a consagrar a Ele sua vida», prossegue a madre Ponsi.

Por tudo isso, «o beato Liugi Boccardo constitui um exemplo e um estímulo à busca coerente da santidade e ao testemunho da caridade», conclui.

Escreve o cardeal Poletto no boletim diocesano «La Voce del Popolo»: «o acontecimento de dois irmãos, sacerdotes de nossa diocese, que são declarados beatos pela Igreja, é uma graça extraordinária».

Fonte: ZENIT

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/1j

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.